Conteúdo Original | Revista DBO

Ter um plano nem sempre significa ter uma estratégia

Antônio Chaker – Zootecnista e coordenador do Instituto de Métricas Agropecuárias (Inttegra)

No último mês, encontrei três pecuaristas em uma cafeteria no saguão do aeroporto de Campinas. Ao ouvir a conversa sobre raça, ganho de peso e mercado, percebi que estavam falando de assuntos que me interessavam. Aproximei-me e fui convidado a me juntar ao grupo. Um deles falou que tinha lido meu livro, o que facilitou a conexão e abriu espaço para uma troca de ideias. Aproveitei a oportunidade para perguntar: “O que está mais difícil na fazenda hoje, em comparação com o passado?”.

Vieram vários temas, como a dificuldade em contratar e formar equipes, sucessão familiar, baixos preços de venda, margem negativa, mudanças nos padrões climáticos e a falta de previsibilidade, dentre outros. A lista de desafios era longa. Perguntei então qual era o plano para resolvê-los e percebi que as iniciativas mencionadas não pareciam suficientes para lidar com esses problemas. Quase todas as repostas não conectaram as ações às reais soluções dos problemas citados. Quando chegou a hora do voo, nos despedimos e seguimos nossos caminhos.

Aquela conversa me fez refletir bastante sobre a grande diferença entre ter um planejamento e uma estratégia.

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Faça já sua assinatura digital da DBO

Leia todo o conteúdo da DBO a partir de R$ 12,70 por mês.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Já tem uma assinatura DBO?
Entre na sua conta e acesse a Revista Digital:

Continue depois da publicidade
Compartilhe:

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo