Conteúdo Original | Revista DBO

Carinho faz bem e dá dinheiro: o impacto da estimulação tátil em bezerros recém-nascidos

Pesquisa inédita revela que bezerros que recebem estimulação tátil pós-parto ficam menos suscetíveis a doenças e morte, desmamando 12,5 kg mais pesados.

Por Renato Villela
Fernanda Macitelli fazendo massagem em bezerro Angus no Canadá.

Quem não gosta de fazer carinho num bezerro recém-nascido? Pois saiba que o ato de acariciar, além de prazeroso, pode trazer diversos benefícios aos animais. É o que aponta um estudo conduzido pela pesquisadora Fernanda Macitelli Benez, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), que conduz uma pesquisa na fazenda Nielson Beef, em Alberta, Canadá, como parte de seu pós-doutorado. O trabalho começou em 2021 e terá mais três anos de coleta de dados. Na primeira etapa, constatou-se que a “estimulação tátil”, conhecida no Brasil como massagem neonatal, tem efeito positivo não somente sobre parâmetros comportamentais, mas também sobre a saúde e desempenho dos bezerros.

A pesquisa está sendo desenvolvida sob orientação de Mateus Paranhos, professor da Unesp-Jaboticabal, com colaboração da pesquisadora Desirré Gellatly, do Olds College, Canadá . Ao longo de três anos foram avaliados mais de 800 bezerros, entre machos e fêmeas, das raças Red e Black Angus.

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Faça já sua assinatura digital da DBO

Leia todo o conteúdo da DBO a partir de R$ 12,70 por mês.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Já tem uma assinatura DBO?
Entre na sua conta e acesse a Revista Digital:

Continue depois da publicidade
Compartilhe:

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo