Leandro trocou a profissão de motorista de caminhão pela de produtor de leite ao assumir o comando da propriedade do sogro, Deoclides Bonardi, em Quatiguá-PR. Ali, manteve uma prática de no mínimo dez anos: a de fornecer ao rebanho leiteiro, como único volumoso, nos 365 dias do ano, silagem de Napier no cocho.
Continue depois da publicidade
Com orientação do técnico Adilson Lima de Paula, da Cooperideal, na questão da nutrição do rebanho, em apenas 3 visitas o produtor saiu de 800 litros por dia com 56 vacas em lactação para 1.400 litros/dia, uma média próxima dos 26 litros por vaca que vem se mantendo desde o início deste ano.
As vacas mais produtivas (lote A) recebem cada uma 9 kg de ração com 17% de PB, 1 kg de farelo soja e 2 kg de milho. O segundo pelotão (lote B) recebe a ração de acordo com a produção individual.
Após se alimentar, as vacas são direcionadas para uma área de sombra de eucaliptos, com água fresca à vontade.
A propriedade possui 2 alqueires de Napier formado em área própria e 1 alqueire é arrendado, totalizando 3 alqueires da forrageira, produzida e sistema de sequeiro, com três cortes anuais. A produção fica em torno de 1.400 ton/ano de silagem.