O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações) participou, ao longo de novembro, de uma série de eventos e reuniões na sede da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma, na Itália, representado por Roberto Betancourt, membro do conselho de administração, e por Bruno Caputi, Coordenador de Assuntos Regulatórios.
Ao longo da jornada na FAO, Bruno Caputi foi aprovado por unanimidade para chefiar o pilar regulatório global da International Feed Industry Federation (IFIF).
Continue depois da publicidade
Já Roberto Betancourt apresentou a palestra “Principais desenvolvimentos na indústria de alimentações no Brasil”, que abordou tópicos sobre: o território brasileiro e seus seis diferentes biomas, cada um com seu típico específico de clima, vegetação e fauna; a sustentabilidade da indústria brasileira de alimentação, baseada nos princípios de mercado sem subsídios governamentais; o potencial do agronegócio brasileiro; e a liderança brasileira em bioinsumos.
Nos dias 14 e 15 de novembro de 2023 aconteceu o FAO Global Forum for Animal Feed and Feed Regulators (Fórum Global da FAO para Alimentação Animal e Reguladores), que contou com a presença de representantes dos setores público e privados do mundo todo e com a palestra “Garantindo a segurança alimentar por meio do gerenciamento de riscos no Brasil”, de Vívian Palmeira Borges, do Departamento de Inspeção de Alimentos de Origem Animal do Ministério da Agricultura e Pecuária, além da presença de três auditores fiscais federais agropecuários do Mapa.
O evento teve como objetivo fornecer uma plataforma de discussão inclusiva sobre disponibilidade e segurança alimentar, o impacto dos alimentos para animais na saúde pública, na saúde e no bem-estar dos animais e a sustentabilidade ambiental.
Reunião anual da IFIF-FAO 2023 – Na sequência, nos dias 16 e 17 de novembro, ocorreu o IFIF-FAO Annual Meeting 2023, também sediado na FAO. O evento focado para o setor produtivo teve como objetivo discutir sobre sustentabilidade, regulamentação, desafios e os planos para os próximos temas que serão trabalhados em nível global.
Continue depois da publicidade
A palestra de Roberto Betancourt trouxe um panorama dos principais avanços da indústria de alimentação animal brasileira, além da mediação por Bruno Caputi de uma sessão com foco em assuntos regulatórios da alimentação animal.
Em paralelo a estes eventos, os representantes do Sindirações participaram em uma série de compromissos, entre eles, a Reunião da Diretoria e a 36th IFIF General Assembly, uma reunião anual promovida pela IFIF com seus associados para debater sobre orçamento, projetos e trabalhos em andamento; o destaque foi a eleição da nova diretoria e presidência da entidade.
Outra reunião foi a do Comitê de Assuntos Regulatórios da IFIF, onde foi realizada a priorização dos próximos trabalhos para o ano de 2024 do comitê. Destaque para os trabalhos de acompanhamento dos comitês do Codex Alimentarius, assim como a criação de um Manual de Biossegurança para fábricas de ração.
Já o Comitê de Sustentabilidade da IFIF apresentou os atuais e os próximos desafios na sustentabilidade da nutrição animal e focou na discussão das participações da entidade e outros fóruns que afetam e discutem temas ligados a sustentabilidade do setor de alimentação animal, como análise de ciclo de vida e imposições regulatórias/sustentáveis de importações de ingredientes.
Fonte: Ascom Sindirações