Na quarta semana de setembro/24, as escalas de abate dos frigoríficos brasileiros continuam apertadas, com a maioria das indústrias operando entre 5 a 7 dias úteis em média, informa a Agrifatto.
“Esse movimento está causando uma pressão altista sobre a cotação do boi gordo”, acrescenta a consultoria.
Segundo o analistas da Agrifatto, o bom escoamento da proteína bovina, sobretudo no mercado externo, contribui para que a pressão altista da arroba se mantenha consistente.
Continue depois da publicidade
Diante disso, a média nacional das programações de abate permaneceu em 7 dias úteis pela quinta semana consecutiva, segundo levantamento da Agrifatto.
Veja o quadro de escalas de abate em algumas das principais regiões pecuárias do País, conforme levantamento semanal da Agrifatto:
Tocantins – Foi o destaque da semana, fechando a sexta-feira (27/9) com programações de abate de 7 dias úteis, um recuo de 2 dias úteis em relação à sexta-feira anterior (20/9), e o menor patamar desde 13/09/24.
Rondônia – Registrou declínio de 1 dia útil nas suas escalas, encerrando a semana com as programações atendendo 9 dias úteis.
Continue depois da publicidade
Mato Grosso do Sul – Apontou uma queda de 1 dia útil em suas programações de abate, resultando em 5 dias úteis de escalas.
Minas Gerais – Registrou um recuo de 1 dia útil nas suas programações, fechando a semana com 5 dias úteis de escalas programadas.
Paraná/Pará – Os dois Estados apresentaram recuo de 1 dia útil em suas escalas de abate e, com isso, fecharam o período em 6 e 5 dias úteis, respectivamente.
Goiás/Mato Grosso – Demonstraram avanço de 1 dia útil sobre a semana passada, encerrando o período com 7 e 7 dias úteis, respectivamente.
São Paulo – Indicou estabilidade no comparativo semanal, com as escalas fechando a sexta-feira (27/9) em 9 dias úteis.
Mercado Pecuário
Quer mais análises sobre o mercado do boi gordo? Acompanhe o programa Mercado Pecuário, toda quarta-feira no DBO Play. Apesentado pela jornalista Juliana Camargo, o programa é uma referência para o pecuarista que quer se manter atualizado sobre os principais assuntos que cercam o setor.