A disseminação dos sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é o foco da Caravana ILPF, projeto permanente da Rede ILPF em parceria com a Embrapa, que passa pelas mais diversas regiões produtoras do Brasil, como alternativa sustentável e rentável para a agropecuária do país.
No Rio Grande do Sul, o evento será realizado de 15 a 19 de abril e a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção, Sustentável e Irrigação (Seapi) é parceira do evento, sendo a ILPF uma das metas do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC+RS).
Continue depois da publicidade
A equipe formada por profissionais das empresas associadas da Rede ILPF, pesquisadores da Embrapa e entidades apoiadoras regionais, vai percorrer cinco cidades do Estado durante o período, com atividades e temas relacionados às vantagens e desafios dos sistemas ILPF.
Os eventos começam por Porto Alegre e seguem por Bagé, Rosário do Sul, Ijuí e finalizam em Passo Fundo.
Neste trajeto, haverá painéis de debates, dia de campo, visitas técnicas, além da apresentação do projeto da Rede ILPF: “Integra ILPF – Atua na recuperação de pastagens degradadas”.
SAIBA MAIS | Evento em Campo Grande terá o lançamento do aplicativo ILPFdigital
Também será apresentado o aplicativo e portal ILPF digital, uma plataforma gratuita, desenvolvida em parceria com a Embrapa Solos, que vai compilar, analisar e monitorar dados de propriedades com a utilização do sistema de integração no país.
O coordenador do Comitê Gestor do Plano ABC+RS, Jackson Brilhante, pesquisador da Seapi, destaca que a Caravana é uma oportunidade de compartilhar os benefícios da Integração Lavoura-Pecuária Floresta (ILPF) com os diferentes elos da cadeia agropecuária, como produtores, pesquisadores, profissionais do setor, cooperativas e gestores públicos.
Continue depois da publicidade
“Temos a expectativa que a realização de eventos como este possa contribuir para atingir a meta de 1,0 milhão de hectares com ILPF no estado até 2030 (Plano ABC+RS)”, afirma. Segundo ele, o Rio Grande do Sul é hoje o terceiro estado do Brasil que mais utiliza a ILPF, com 2,2 milhões de hectares.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI.
Fonte: Ascom Seapi / Governo do RS