Conteúdo Original | Revista DBO

Suplementação a pasto nas águas e no período de transição – Parte 3

Confira o terceiro artigo da série sobre manejo intensivo de pastagens associado à suplementação animal nos períodos das chuvas e da transição chuva/seca, do zootecnista e colunista de DBO Adilson Aguiar 

Por Adilson de Paula Almeida Aguiar – Zootecnista, professor em cursos de pós-graduação do Rehagro e das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu); consultor associado da Consupec (Consultoria e Planejamento Pecuário), de MG, e investidor nas atividades de pecuária de corte e leite.

Vou dar continuidade à série de artigos sobre manejo intensivo de pastagens associado à suplementação animal, com base em resultados de pesquisas conduzidas nos períodos das chuvas e da transição chuva/seca. Objetivou-se, neste experimento, avaliar o efeito de diferentes suplementos, em níveis variáveis, sobre o desempenho de animais Nelore, em pastagens intensificadas de B. brizantha cultivar Marandu (Capim-braquiarão), no período mencionado.

O trabalho foi conduzido no periodo de 1º de fevereiro a 26 de junho, totalizando 145 dias, em condições de bioma Cerrado, em uma área de 3,52 hectares (ha), dividida em quatro módulos de pastoreio, cada módulo com área de 0,88 ha, que, por sua vez, era constituído por dois piquetes de 0,44 ha cada. O método de pastoreio adotado foi o de lotação alternada, com ciclo de pastoreio de 28 dias, sendo 14 dias de descanso e 14 dias de ocupação por piquete. O método de pastoreio de lotação alternada é caracterizado pelo uso de dois piquetes por lote de animais.

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Faça já sua assinatura digital da DBO

Leia todo o conteúdo da DBO a partir de R$16,90 por mês.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Já tem uma assinatura DBO?
Entre na sua conta e acesse a Revista Digital:

Continue depois da publicidade
Compartilhe:

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: