As funções da vitamina A, também chamada de retinol, são muitas e estão ligadas à manutenção da saúde, ao crescimento e à reprodução; LEIA o artigo do professor titular da FMVZ-USP e colunista da Revista DBO, Enrico Ortolani
Por Enrico Ortolani – Professor titular de Clínica de Ruminantes da FMVZ-USP (ortolani@usp.br)
Diz o ditado popular que uma boa imagem vale mais do que 1.000 palavras. Eu complementaria, porém, que depende da imagem escolhida. Nem sempre a foto empregada representa a condição mais comum do que se quer mostrar. Nem todo o fumante perde os dedos ou tem infarto, mas para se evitar que aumente o número de tabagistas, colocam-se fotos horrendas e apavorantes nos maços de cigarros. Da mesma forma, numa aula de clínica veterinária, são mostradas sempre as fotos mais marcantes de uma doença, embora suas manifestações, na prática, nem sempre se assemelhem às imagens, principalmente nos casos mais brandos ou iniciais da enfermidade.
Na aula que tive sobre deficiência de vitamina A, foi mostrado um animal com os olhos esbranquiçados e completamente cego. Tal condição é denominada de xeroftalmia (xero = inflamação e ressecamento; oftalmia = do olho). Também foi dito que a deficiência causava cegueira noturna, com mínima capacidade visual em ambientes escuros. Nada como um ano após o outro. Depois de 45 anos de formado, enfim vi casos de xeroftalmia, por deficiência de vitamina A em bezerros. Te contarei daqui a pouco, aguarde!