Conteúdo Original | Revista DBO

Retrospectiva dos sistemas de ILP

Confira um resumo de 11 sistemas de integração já lançados

Por Renato Villela

A Integração lavoura-pecuária (ILP) completa 40 anos no Brasil. O primeiro sistema – o Barreirão – foi lançado pela Embrapa em 1983, numa época em que o solo era revolvido com arado de aiveca. Com o advento e a popularização da técnica de plantio direto, novos sistemas foram criados nas décadas seguintes, contemplando diferentes tipos de solo e abrindo possibilidades de consórcios variados entre cultivares de gramíneas e leguminosas.

Nesta caminhada em que a ILP ganha cada vez mais adeptos, é preciso destacar um nome: João Klutskouski, o João K. Com pelo menos quatro sistemas de ILP no currículo, esse pesquisador aposentado da Embrapa pode ser considerado o “embaixador da integração”, alcunha que ganhou quando foi homenageado na seção “Prosa Quente”, de DBO, em 2017. Espirituoso, engraçado, contagiante, João K ajudou a modificar a realidade de muitos produtores que aderiram e acreditaram na integração. Veja a seguir um resumo de 11 sistemas de integração já lançados.

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Faça já sua assinatura digital da DBO

Leia todo o conteúdo da DBO a partir de R$ 12,70 por mês.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Já tem uma assinatura DBO?
Entre na sua conta e acesse a Revista Digital:

Continue depois da publicidade
Compartilhe:

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo