Conteúdo Original | Revista DBO

Pastagens: Embrapa lança máquina “Topa Tudo”

Equipamento pode ser uma alternativa barata para ampliar áreas de pastagens formadas com forrageiras que se multiplicam por meio de mudas ou estacas.

Plantador sentado, pronto para distribuir mudas de campim-elefante BRS Kurumi.

Por Ariosto Mesquita

O produtor que deseja plantar cultivares de capim-elefante altamente produtivos como a Capiaçu e a Kurumi, mas estava desanimado por causa das dificuldades inerentes à formação de áreas por meio de mudas ou estacas, ganhou um novo aliado: a máquina “Topa Tudo”, que promete aumentar em até cinco vezes a velocidade de plantio dessas gramíneas, tornando essa operação mais rápida e menos trabalhosa. A Topa Tudo foi lançada oficialmente pela Embrapa, no dia 19 de março, durante a Expoagro Afubra (evento organizado pela Associação dos Fumicultores do Brasil), em Rio Pardo (RS).

Além do Capiaçu e do Kurumi, a máquina (como seu nome indica) também pode plantar espécies arbóreas, cana-de-açúcar, mandioca e qualquer forrageira que se multiplique por meio de mudas. No caso específico do capim-elefante, ela promete reduzir bastante o número de horas de serviço por área. Segundo dados da Embrapa, o plantio manual de um hectare de Kurumi ou Capiaçu (perto de 25.000 mudas) exige duas pessoas trabalhando por cinco dias. Com a máquina, a expectativa é realizar esse trabalho em apenas um dia.

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Faça já sua assinatura digital da DBO

Leia todo o conteúdo da DBO a partir de R$ 12,70 por mês.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Já tem uma assinatura DBO?
Entre na sua conta e acesse a Revista Digital:

Continue depois da publicidade
Compartilhe:

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo