Conteúdo Original | Revista DBO

Nossos assuntos | Cruzado 100% tropical e o que esperar de 2024

Por Demétrio Costa

A identificação de um mercado ‘borbulhante’ para cruzados Brahman x Nelore oferecidos em quantidade pela Agropecuária 3A, de Cidinha de Brito, de Pontes e Lacerda, MT, foi o ponto de partida para uma pesquisa inédita da Embrapa Cerrados para validar esse cruzamento 100% tropical como alternativa ao modelo dominante do Nelore x Angus.

“O Brahman gera heterose de forma mais descomplicada que o Angus, além de dispensar a inseminação”, diz Cidinha, que na última desmama vendeu mais 1 mil animais com ágio de 20 a 30% em relação ao mercado. Cidinha é irmã de Ovídio Carlos de Brito, titular da marca OB de Nelore Mocho e Brahman, falecido este ano, cujo plantel de Nelore já serviu a outra pesquisa pioneira da Embrapa Cerrados sobre maciez da carne Nelore, há 20 anos.

Para fazer a reportagem de capa, a repórter Carolina Rodrigues foi conhecer o trabalho da Embrapa Cerrados e também esteve no Frigorífico Beauvallet, em Inhumas, GO, onde se realizou o abate técnico. Seu texto detalha os resultados obtidos no sistema exclusivo a pasto com suplementação e, também, com terminação em confinamento. A pasto, com suplementação, o Branore se enquadrou perfeitamente no padrão Boi China, pronto até os 30 meses, enquanto no confinamento de 122 dias o ganho médio diário foi de 1,618 kg/dia, gerando carcaça de 13 arrobas, rendimento de 56% aos dois anos.

Nesta compacta edição de fim de ano, destaque também para as perspectivas para o mercado pecuário em 2024, a partir das avaliações apresentadas no Encontro de Analistas da Scot Consultoria, a 17 de novembro, em São Paulo. De consenso, colheu-se a óbvia percepção de que pior do que foi não poderá ficar, com estimativas de que a arroba possa ir a R$ 250 – 260.

Em relação à China, nenhuma dúvida de que seguirá nossa maior compradora, mas os bons preços seguirão no passado, enquanto há quem aposte que em 2024 ou 2025 possamos, finalmente, alcançar os melhores pagadores, Japão e Coréia do Sul. Fora isso, o conselho: quem puder que aproveite para ‘encher o carrinho’ de bezerros de boa genética a preço de ocasião.

Em nome de toda a equipe DBO, desejo a todos Boas Festas e Próspero e Feliz ano novo.

Tem alguma sugestão ou informação nova?  Por favor, me escreva no e-mail: demetrio@revistadbo.com.br

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Faça já sua assinatura digital da DBO

Leia todo o conteúdo da DBO a partir de R$ 12,70 por mês.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Já tem uma assinatura DBO?
Entre na sua conta e acesse a Revista Digital:

Continue depois da publicidade
Compartilhe:

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo