Conteúdo Original | Revista DBO

Neville Suttle: o bom pastor!

O professor titular da FMVZ-USP e colunista da Revista DBO, Enrico Ortolani, homenageia o Dr. Suttle, seu mestre escocês e “papa” em minerais na nutrição animal.

Neville Suttle, grande cientista escocês responsável por uma série de descobertas na área de nutrição bovina e também um “bom pastor”.

Por Enrico Ortolani – Professor titular de Clínica de Ruminantes da FMVZ-USP (ortolani@usp.br)

O homem não nasceu para viver isolado. Nada seríamos se não tivéssemos a orientação de nossos pais, educadores, parentes, amigos e uma imensidão de pessoas que, direta ou indiretamente, contribuíram para nossa formação. Devo muito a muitos! Merece um agradecimento especial o meu supervisor de estágio de pós-doutorado, Dr. Neville Suttle. Eu o conheci em 1983, quando fui selecionado para fazer um curso, na Escócia, sobre manejo e doenças em ovinos, no qual ele foi um dos brilhantes palestrantes.

Desde minha formatura, em 1977, eu dava aulas em Clínica de Ruminantes e Semiologia (arte de como realizar o exame clínico). Em 1987, passei a ministrar também aulas em uma nova disciplina: doenças nutricionais. Entre outros assuntos, coube-me discorrer sobre carência de minerais em ruminantes. Para ser sincero, meu conhecimento sobre o tema era muito reduzido, o que gerou em mim grande insegurança. Logo cheguei à conclusão que a diferença entre o professor e os alunos era que o primeiro tinha lido o livro antes. Um disparate!

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Faça já sua assinatura digital da DBO

Leia todo o conteúdo da DBO a partir de R$16,90 por mês.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Já tem uma assinatura DBO?
Entre na sua conta e acesse a Revista Digital:

Continue depois da publicidade
Compartilhe:

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: