Conteúdo Original | Revista DBO

Giro Rápido: fique por dentro das novidades da pecuária

Confira os destaques da seção ‘Giro Rápido’ da Revista DBO de junho

Proposta de rastreabilidade individual é aprovada

Foi aprovada, por unanimidade, a proposta de criação de um sistema voluntário de rastreabilidade individual de bovinos e bubalinos pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Carne Bovina, protocolada no Ministério da Agricultura. O documento foi construído ao longo de um ano e meio pela Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, com o apoio de federações estaduais e importantes entidades do setor, e tem como cerne a adesão voluntária dos produtores e a gratuidade no cadastramento dos animais na plataforma do Mapa.

Em entrevista ao Prosa Quente da Revista DBO de maio, Francisco Olavo Pugliesi de Castro explica como vai funcionar a rastreabilidade: “A identificação individual corresponde a uma certidão de nascimento do animal. O produtor pode, sozinho, acessar a plataforma, solicitar dispositivos (brinco e bottom ou chip) e lançar os registros de rastreabilidade do rebanho, sem custo”. O único investimento a cargo do produtor, segundo Chico, será com os dispositivos para a identificação individual.

Anffa Sindical entra com ação no STF contra o autocontrole

A polêmica Lei 14.515/2022, conhecida como Lei do Autocontrole na produção agroindustrial, foi aprovada no apagar das luzes do governo passado, mesmo com manifestações contrárias de diversas entidades, incluindo o Sindicato dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, o ANFFA Sindical.

A entidade decidiu atuar como amicus curiae na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI nº 7.351/DF), para que sejam declarados inconstitucionais alguns artigos da lei considerados críticos pelo sindicato, especialmente os que podem afetar a saúde da população e os que atingem a carreira dos servidores, em função da provável redução da participação deles em favor da contratação de inspetores e fiscais terceirizados. Amicus curiae é um termo em latim que designa parte interessada na ação, que auxilia no andamento dos trâmites, fornecendo subsídios ao órgão julgador.

USP realiza pesquisa inédita sobre a cria no Brasil

Com o objetivo de reduzir a falta de informações sobre a atividade de cria no Brasil, a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), da Universidade de São Paulo (USP), decidiu realizar um levantamento inédito por meio do uso de questionário eletrônico a respeito do perfil das fazendas de cria no Brasil, envolvendo aspectos gerais da propriedade, bem como informações relacionadas às áreas reprodutivas, nutricionais, econômicas e de bem-estar animal. A pesquisa conta com o apoio da DBO e deve traçar um panorama das atuais práticas de manejo das fazendas de cria no Brasil, tornando-se fonte informativa para pesquisadores, proprietários rurais e consultores técnicos. Para participar, acesse o link.

RS informatiza documento de trânsito de animais mortos

O Rio Grande do Sul é o primeiro Estado do País a regulamentar e informatizar o processo de emissão do Documento de Trânsito de Animais Mortos não abatidos (DTAM), conforme previsto na Instrução Normativa 48 do Mapa. De acordo com Rogério Kerber, presidente do Fundesa , órgão envolvido na iniciativa, a informatização contribui para dar celeridade às informações. “Será possível saber – em tempo real – quem processa o documento, onde está sendo recolhido o animal, qual a quantidade de caeças e qual o destino a ser dado para os resíduos, agilizando a tomada de decisão do Serviço Veterinário Oficial sobre medidas de vigilância e fiscalização.”

O novo sistema visa também agilizar a forma de credenciar novas empresas e melhorar a rastreabilidade do recolhimento de animais mortos. Até então, todo o processo era feito à mão. A expectativa é que a emissão online de DTAM esteja disponível até o segundo semestre de 2023.

DBO está na lista de “Os +Admirados da Imprensa do Agronegócio”

Em sua terceira edição, o prêmio “Os +Admirados da Imprensa do Agronegócio” chegou ao segundo turno, com uma lista de 30 profissionais e veículos a serem homenageados. A iniciativa, promovida pelo boletim Jornalistas&Cia, registrou participação recorde em seu primeiro turno, com mais de 9.000 indicações – o dobro do registrado no ano passado. A Revista DBO concorre na categoria veículo impresso especializado. Os vencedores serão anunciados em 26 de junho, em evento a ser transmitido pelo Canal no YouTube do Portal dos Jornalistas.

Morre Xandy Negrão, titular da Conforto

Faleceu, em 24 de maio, em Campinas (SP), Alexandre Funari Negrão, o Xandy. Conhecido pela carreira como piloto da Stock Car ao longo de duas décadas, era também um empresário de sucesso em diferentes frentes, incluindo a indústria farmacêutica (foi fundador da Medley), além de investidor de práticas EGS e pecuarista de renome, tendo feito história como grande confinador, na Fazenda Conforto.

Com uma área total de 12.042 hectares e um confinamento com capacidade estática de 30.300 animais, a propriedade, sediada__ em Nova Crixás (GO), ganhou status de gigante da criação intensiva, destacando-se por escala e qualidade. Xandy também foi fundador da Aeris, fabricante de pás de energia eólica no Ceará, empresa que abriu o capital em 2021, em oferta que movimentou R$ 1,13 bilhão. O empresário tinha 70 anos e faleceu em decorrência de um câncer.

Pecuária sustentável de MT é destaque na China

O Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) assinou, em maio, um termo de cooperação com a Associação da Indústria de Carne de Tianjin. A ação faz parte da agenda da missão internacional à China promovida pelo Imac para ampliar o mercado para a carne bovina sustentável e alinhar projetos com empresas e o governo chinês. A assinatura ocorreu durante o Fórum Internacional da Carne da Feira SIAL Shanghai 2023.

Para Caio Penido, presidente do IMAC, ao importar a carne de Mato Grosso, a China também está importando conservação da biodiversidade e seus serviços ambientais. Segundo ele, o termo é uma etapa evolutiva de ações iniciadas pela entidade em 2018, baseadas em visitas, estudos e cooperações assinadas.

Na ocasião, o Imac também apresentou dados do programa Passaporte Verde, uma ação entre os setores produtivo e público de Mato Grosso, que tem como objetivo eliminar o desmatamento ilegal da cadeia de fornecimento da pecuária de corte, melhorando o balanço de emissões gases de efeito estufa no Estado.

Agroteca quer reduzir informações equivocadas sobre o Agro nas escolas

A Associação de Olho no Material Escolar acaba de lançar a Agroteca, uma biblioteca virtual, que reunirá materiais científicos embasados pela Esalq/USP para reduzir a circulação de informações equivocadas sobre o agronegócio em livros didáticos. A biblioteca digital reunirá todo o material que o Banco Nacional Comum Curricular (BNCC) exige das escolas, com dados científicos e pesquisas que devem balizar informações sobre o setor, corrigindo possíveis distorções existentes nos materiais escolares.

Segundo a associação, em estudo recente realizado com livros adquiridos pelo governo federal, que, de alguma forma, retratam o Agro, 60% continham informações negativas sobre o setor. “Pior do que isso: 97% delas não tinham qualquer embasamento científico ou dado estatístico oficial. Eram conteúdos opinativos ou especulação do autor”, explica o presidente da associação, Rodrigo Paniago.

A entidade é formada por diferentes profissionais do setor que têm também levado educadores e representantes de editoras ao campo, para que eles conheçam ‘in loco’ o desenvolvimento da agropecuária. Fazendas, exposições e agroindústrias estão entre os lugares visitados.

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Faça já sua assinatura digital da DBO

Leia todo o conteúdo da DBO a partir de R$16,90 por mês.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Já tem uma assinatura DBO?
Entre na sua conta e acesse a Revista Digital:

Continue depois da publicidade
Compartilhe:

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: