Confira os destaques da seção ‘Giro Rápido’ da Revista DBO de dezembro
Aftosa: mais sete Estados suspendem vacinação
Mais sete Estados deixarão de vacinar contra a febre aftosa a partir do ano que vem. Pará, Maranhão, Rio de Janeiro, Sergipe, Bahia, Amapá e Roraima farão a última campanha em abril de 2024. A decisão foi tomada em reunião da Equipe Gestora Nacional (EGN) do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (Pnefa).
Com a medida, esses sete Estados se juntam a Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Espírito Santo e Distrito Federal, que vacinaram seus animais pela última vez em novembro passado. Amazonas e Piauí são as únicas unidades da federação que seguem vacinando. A expectativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) é de que o País solicite o reconhecimento internacional de livre de aftosa sem vacinação junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) em maio de 2025.
3rlab e Ribersolo anunciam fusão
O 3rlab, laboratório fundado pelo Rehagro e especializado em análises de nutrição animal, e a Ribersolo, pioneira em análises de solos, tecido vegetal, fertilizantes, corretivos e de água para irrigação, acabam de anunciar a fusão imediata de suas atividades, movimento que resulta na criação de uma central de inteligência agropecuária para diagnósticos de alta precisão. Sediada em Ribeirão Preto (SP), a nova empresa contará com unidades operacionais em Sertãozinho (SP), Lavras (MG), Chapecó (SC) e Goiânia (GO), dedicadas a atender todo o território nacional.
A gama de análises oferecidas será uma das mais amplas do mercado, incluindo as do tipo NIRS (Near Infrared Spectroscopy), que usam menos reagentes químicos e são mais sustentáveis. Victor Monseff de Almeida Campos, então diretor da Ribersolo, será o CEO da nova empresa. Veja entrevista com o executivo.
Minerva poderá deter 33% das exportações de carne da América do Sul
A Minerva, maior exportadora sul-americana de carne bovina, atualizou projeções para os próximos anos. A empresa, que detém atualmente cerca de 20% das exportações de carne bovina da América do Sul, quer aumentar sua fatia para um terço em cinco anos, com o impulso das aquisições de ativos da Marfrig, que consolidou sua participação na região.
Para a Minerva, a América do Sul deve elevar sua participação nos embarques globais do produto para 50% do total exportado mundialmente em cinco anos, alta de dez pontos percentuais em relação à participação atual. As projeções foram apresentadas no Minerva Day, evento dirigido a investidores, realizado em 28 de novembro, na capital paulista.
Index Asbia sinaliza reação no 3º trimestre
Mesmo apontando queda, o Index Asbia foi bem recebido pelo mercado de sêmen. O relatório do 3º Tri de 2023 – que traz também um compilado de janeiro a setembro – apontou redução de apenas 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Nos trimestres anteriores, a queda havia sido mais significativa. Para Cristiano Botelho, executivo da Asbia, “o resultado sinaliza uma reação positiva”. Na parcial de janeiro a setembro, os números foram 6% maiores em comparação com os nove meses de 2022.
Novas regras para o transporte de animais
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 173/23, que regulamenta o transporte terrestre de animais vivos no Brasil. A medida objetiva o bem-estar animal e traz uma série de novas regras, incluindo: resistência/compatibilidade com o peso e o movimento dos animais transportados; circulação de ar no interior dos veículos; piso antiderrapante, para evitar escorregões ou quedas; e possibilitar meios de fornecimento de água para os bovinos transportados. A proposta tramita em caráter conclusivo e será ainda analisada pelas comissões de Viação e Transportes; Constituição e Justiça e de Cidadania.
Imac fará “ponte” entre frigoríficos de Mato Grosso e estatal chinesa
O Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) irá promover a cooperação entre frigoríficos de carne bovina do MT e a estatal Sinomach Hainan, gigante do agronegócio na China. A empresa adotará medidas para ampliar a propaganda da proteína bovina do Estado no mercado chinês. O acordo – firmado por meio de um Memorando de Entendimento (MOU), no dia 6 de novembro, pelo presidente do Imac, Caio Penido – fez parte das ações do Imac durante a Missão Técnica Internacional Ásia 2023.
Estudo gaúcho aponta alta resistência ao uso de carrapaticidas
Pesquisa recente da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI) do Rio Grande do Sul traz dados alarmantes sobre a resistência ao uso de carrapaticidas. O estudo, realizado entre janeiro e julho de 2023, em 51 municípios (48 deles gaúchos), constatou que 72% das propriedades têm carrapatos resistentes a cinco ou mais carrapaticidas. Quatro em cada 10 amostras apresentam resistência a seis ou mais produtos testados.
A pesquisa desenvolverá também um inquérito nacional sobre os carrapatos resistentes para elaborar um diagnóstico e identificar quais práticas de manejo mais colaboram para o aumento da resistência. O objetivo é de que o trabalho seja concluído em 2024.
Titular da PaiPasso é novo presidente da Brangus
O criador gaúcho Antônio Carlos Corrêa Osório, o Cacaio, foi eleito presidente da Associação Brasileira de Brangus (ABB). Proprietário da Brangus PaiPasso, de Quaraí (RS), ele estará à frente da entidade no biênio 2024/2025, período em que pretende estreitar relações de interesse mútuo com as demais associações da raça na América Latina, profissionalizar a gestão e focar no progresso da área técnica.