Conteúdo Original | Revista DBO

“É preciso ouvir a vaca”

Em conversa com a repórter Carolina Rodrigues, José Luiz Moraes de Vasconcelos, o Prof. Zequinha, desfia lições e segredos para o produtor se sair bem na IATF

Poucos conhecem José Luiz Moraes de Vasconcelos, mas todos sabem quem é o professor Zequinha. Líder e formador de uma nova geração de profissionais das ciências agrárias, com uma visão totalmente focada na atuação a campo, ele se formou em medicina veterinária em Belo Horizonte (MG), mas se estabeleceu em Botucatu, interior do Estado de São Paulo em 1989, onde atuou como professor e pesquisador da Unesp por mais de 30 anos.

Fundou a Conapec Jr, empresa de consultoria agropecuária de caráter acadêmico, sem fins lucrativos, formada por estudantes de agronomia, veterinária e zootecnia em 1993; projeto que dois anos depois levou à criação do evento Novos Enfoques na Produção e Reprodução de Bovinos, hoje, um dos mais renomados do setor, capaz de reunir cerca de 2.000 pessoas a cada edição, com forte presença de especialistas estrangeiros. Zequinha também é mentor do Gerar, Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho (criado em 2006), ajudando a analisar dados reprodutivos coletados por mais de 500 técnicos no Brasil.

Seu trabalho lhe deu reconhecimento até no Exterior. Em 2020, foi incluído entre os 100 cientistas mais influentes do mundo pela Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA). Também figurou entre os Top Of Mind de Genética e Reprodução, homenagem realizada por DBO na edição de setembro.

Aposentado da Unesp desde abril de 2019, Zequinha ainda orienta alunos do Conapec Jr e diz que sua vocação natural é ajudar na formação da “meninada”, como ele carinhosamente se refere aos alunos. Ainda presta serviço para a Select Sires, na área de treinamento de equipe, ajudando técnicos a obter melhores resultados reprodutivos nas propriedades assistidas, “ouvindo sempre o que a vaca tem a dizer”. Veja a seguir, trechos da entrevista concedida com exclusividade à repórter Carolina Rodrigues.

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Faça já sua assinatura digital da DBO

Leia todo o conteúdo da DBO a partir de R$16,90 por mês.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Já tem uma assinatura DBO?
Entre na sua conta e acesse a Revista Digital:

Continue depois da publicidade
Compartilhe:

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: