Conteúdo Original | Revista DBO

Confira o que rolou nas redes DBO em junho

Veja o que os leitores de DBO estão comentando nas redes e as 10 matérias mais lidas do mês

As 10 mais lidas no Portal DBO em junho de 2023

  1. Quais são as consequências do grande descarte de fêmeas em 2023?
  2. OUÇA | Colocando o ‘boi-China’ no seu devido lugar
  3. Boi gordo: escalas mais curtas e menor oferta de animais resultam em alta da arroba em SP
  4. Pecuaristas resistem, bravamente, a negociar boiadas por preços impostos pelos frigoríficos
  5. Preço da arroba do boi gordo já atingiu seu ponto mais baixo?
  6. Braquiária híbrida Camello é recomendada para regiões com pouca chuva
  7. Embarques brasileiros de carne bovina in natura registram ritmo forte na parcial de junho/23
  8. O que esperar em relação ao volume de animais confinados e às cotações do boi para o 2º semestre?
  9. Catar anuncia o fim das restrições à carne bovina do Brasil
  10. OUÇA | Seis alvos de atenção para sobreviver ao ciclo de baixa da pecuária

Destaques do DBO Play em junho de 2023

Quais são as consequências do grande descarte de fêmeas em 2023?

Braquiária híbrida Camello é recomendada para regiões com pouca chuva

Rolou nas redes DBO…

NO E-MAIL

Vermifugação
Professor Ortolani, sou leitor assíduo do seu Rador Sanitário, publicado no Portal DBO, mas fiquei com dúvidas em relação ao esquema de vermifugação 5-8-11. O senhor recomendou vermifugar as novilhas que parirem no mês de agosto com moxidectina, no dia do parto, e aplicar Levamisole nos bezerros de 0-2 anos. Mas é difícil tratar as novilhas no pasto no dia do parto. Também é inviável levá-las, individualmente, ao curral. Gostaria de saber:

1.É contra-indicado vermifugar as novilhas previamente, digamos uns 15 dias antes da data prevista para o parto? Ou aguardar o término das parições para, então, levá-las ao curral para vermifugação?

2. Normalmente, minhas novilhas começam a parir no final de setembro. A IATF é feita a partir de dezembro (em novembro fazemos a indução), para que possam parir mais tarde e contar com pastagens de melhor qualidade por ocasião do parto. Com isso, a recomendação é a mesma, certo? Moxidectina no dia do parto?

3. O restante do rebanho (tirando as novilhas e os animais jovens de 0-2 anos) fica de fora da vermifugação de agosto? Participam apenas em maio e novembro?

4. Os bezerros nascidos a partir de agosto já participam normalmente do programa a partir de novembro, recebendo moxidectina? A partir de que idade eles devem receber esses vermífugos? Bezerros nascidos a partir de novembro, em que idade? Não vão esperar até maio pra serem vermifugados, certo? – Roberto Ávila Martins – Pecuarista de cria de Nelore, em Itupeva, SP.

O colunista de DBO Enrico Ortolani responde: Estudos da Embrapa indicaram que as novilhas Nelore têm um maior risco de verminose nas últimas duas semanas e nas quatro semanas que se seguem ao parto. O senhor pode, sim, vermifugar as novilhas um pouco antes do parição, mas deve proceder com o maior cuidado possível, pois o manejo agressivo e batidas no curral podem provocar ocasionalmente abortos. Caso um grande número de novilhas venha a parir na mesma semana, o senhor pode vermifugá-las, em um mesmo lote, até 15 dias após o parto.

Para as novilhas inseminadas mais tarde (a partir de dezembro), recomendo o mesmo esquema de vermifugação: moxidectina no dia do parto ou um pouco depois. Os bezerros de 4 a 5 meses devem receber vermífugo à base de moxidectina, pois um estudo indicou que, nessa idade, 97% dos animais tinham algum grau de verminose e que, com tratamento, ganharam 10 kg a mais na desmama do que os não vermifugados. No dia da IATF, vermifugar tanto vacas quanto novilhas com moxidectina ou com levamisole, pois a fertilização foi 7,5% maior em fêmeas vermifugadas. Não há necessidade de vermifugar machos adultos.Muito sucesso em sua atividade pecuária e em sua vida. Espalhe entre os amigos pecuaristas as boas-novas veiculadas pela nossa Revista DBO.

NO WHATSAPP
Parabéns à toda equipe DBO, não só pelo reconhecimento à revista, mas por toda a equipe atual e por todos os jornalistas que já passaram por esta incrível empresa!!!!!!! André Aguiar (DBO foi eleita Top 3 entre as revistas mais admiradas do Agro)

Revista de excelência no ramo da pecuária de corte, com matérias sempre atrativas para o leitor. Parabéns a todos da equipe DBO!!!Luciano Pereira Pinto (DBO foi eleita Top 3 entre as revistas mais admiradas do agro)

Parabéns à Diretoria e sua equipe, reconhecimento mais do que justo, em especial pelos excelentes serviços prestados aos homens e mulheres do campo.Rui de Moraes (DBO foi eleita Top 3 entre as revistas mais admiradas do agro)

NO FACEBOOK
Parabéns a Revista DBO, reconhecimento mais do que merecido; continue sendo este grande sucesso.Gilberto Noguêz  (DBO foi eleita Top 3 entre as revistas mais admiradas do agro)

NO LINKEDIN
Fonte muito boa para informações do setor! Parabéns! Illen Rafael Nelli (DBO foi eleita Top 3 entre as revistas mais admiradas do agro)

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Faça já sua assinatura digital da DBO

Leia todo o conteúdo da DBO a partir de R$16,90 por mês.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Já tem uma assinatura DBO?
Entre na sua conta e acesse a Revista Digital:

Continue depois da publicidade
Compartilhe:

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: