Conteúdo Original | Revista DBO

Clostridioses pedem vacinas e bom manejo

Artigo destaca a importância da vacinação e bom manejo para prevenção das clostridioses

Carcaça de tatu na pastagem pode ser fonte de botulismo.

Por Iveraldo Dutra – Professor titular da FMVA da Unesp-Araçatuba. Colaboraram: Júlia R. Saraiva (pós-doutoranda da Unesp-Araçatuba) e Ana Carolina Borsanelli (professora adjunta da EVZ/UFG).

Com a retirada progressiva da obrigatoriedade da vacinação contra a febre aftosa, o grupo de doenças denominadas genericamente de clostridioses, cuja vacinação é voluntária, passa a ganhar um papel de destaque na pecuária nacional. Pela primeira vez, em longas décadas, maio e novembro não são mais referências compulsórias para o manejo sanitário; programas preventivos ganham, assim, uma autonomia extraordinária e assumem feições mais próximas da realidade das fazendas. Clostridioses são um complexo de doenças causadas por diferentes espécies da bactéria anaeróbias do gênero Clostridium ou por suas toxinas.

De importância econômica, por causarem muitas mortes em bovinos, são impossíveis de ser erradicadas, devido à capacidade da bactéria de formar esporos, estruturas de resistência que a perpetuam na natureza. No entanto, podem ser evitadas com o emprego de vacinas, que reúnem em suas formulações bacterinas e toxóides (antígenos) em diferentes apresentações comerciais. Vale ressaltar que não é apropriado usar o termo clostridiose no diagnóstico de causa mortis, pois são enfermidades com etiologia, patogenia, epidemiologia e controle distintos.

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Faça já sua assinatura digital da DBO

Leia todo o conteúdo da DBO a partir de R$ 12,70 por mês.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Já tem uma assinatura DBO?
Entre na sua conta e acesse a Revista Digital:

Continue depois da publicidade
Compartilhe:

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo