Conteúdo Original | Revista DBO

Carne “estrelada”: startup usa algoritmos para classificação de carcaças e qualidade da carne

Sistema criado pela startup Brazil Beef Quality (BBQ) usa algoritmos para classificar carcaças com base em 15 quesitos diferentes e levar informação sobre qualidade da carne até o consumidor

Corte de carne com cinco estrelas (alto padrão) no sistema de certificação da Brazil Beef Quality. A startup já mantém parcerias com quatro empresas detentoras de marcas premium.

Por Carolina Rodrigues

Com a proposta inovadora de usar algoritmos para cruzar dados quantitativos e qualitativos de bovinos na linha industrial dos frigoríficos, a startup Brazil Beef Quality (BBQ) conseguiu um grande feito: fazer a classificação de carcaças chegar, finalmente, até o consumidor brasileiro, um velho sonho da cadeia produtiva. O sistema criado pela empresa usa estrelas (de 3 a 5) para indicar a qualidade da carne.

O trabalho começou em 2017, com apoio do Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da incubadora EsalqTec, para desenvolvimento de um MVP (sigla em inglês para Mínimo Produto Viável), que pudesse ser usado em frigoríficos. O primeiro protótipo foi conduzido na VPJ Alimentos, em 2020, e, desde então, a empresa já classificou cerca de 60.000 carcaças.

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Faça já sua assinatura digital da DBO

Leia todo o conteúdo da DBO a partir de R$ 12,70 por mês.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Já tem uma assinatura DBO?
Entre na sua conta e acesse a Revista Digital:

Continue depois da publicidade
Compartilhe:

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo