Confira o que a DBO viu na Caravana ILPF nas fazendas de referência visitadas no Mato Grosso
Por Moacir José*
Cuidar do solo como o bem mais precioso da propriedade. Este lema pode parecer óbvio, mas foi reforçado em todas as visitas técnicas e encontros promovidos durante a Caravana ILPF, expedição que percorreu quatro cidades do Mato Grosso, durante os dias 27 e 30 de agosto, contando com até 60 participantes em cada parada, a maioria delas representantes de sete das nove empresas que integram a Rede ILPF: Embrapa, Bradesco, Cocamar, John Deere, Minerva, Soesp, Suzano, Syngenta e Timac Agro.
Sistemas de plantio direto em áreas de Integração Lavoura-Pecuária e de Lavoura-Pecuária-Floresta, com plantio de eucalipto em duas ou três linhas neste último, foram vistos em fazendas nos municípios de Juara, Brasnorte e Campo Novo do Parecis, além de um experimento com gado leiteiro em uma das 10 áreas trabalhadas pela Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop. Foram percorridos aproximadamente 1.100 km neste circuito da região meio-norte do Estado.
São fazendas-referência dos projetos SustentAgro e IntegraMT, destinados a difundir tecnologias que embasam os sistemas integrados. Gabriel Souza Martins, gerente-técnico da Rede ILPF, informa que já foram realizadas quatro expedições técnico-científicas desse tipo (desde 2022, em quatro outras regiões do País) e que elas servem como ferramentas de difusão da tecnologia, “além de abrirem portas para outras ações da Rede”.