Conteúdo Original | Revista DBO

As melhores forrageiras para sistemas integrados

Para quem trabalha com ILP, a novidade é o consórcio de capim BRS Tamani com soja.

Semeadura do capim Tamani tem de ser feita entre 14 e 21 dias após a emergência da soja.

Por Larissa Vieira

O ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli costumava dizer que os sistemas de integração envolvendo lavoura, pecuária e floresta eram a nova grande descoberta agrícola do mundo e que levaria o Brasil a recordes sucessivos na produção de alimentos. Estava certo, mais uma vez. Analisando os dados da Associação Rede ILPF – que DBO publica todos os anos em seu Anuário –, a área que combina ou alterna sistemas de produção aumentou 68% entre 2016 e 2022. Saiu de 11,5 milhões de hectares para 19,4 milhões de ha.

Das quatro modalidades de integração possíveis, a Lavoura-Pecuária (ILP) segue sendo a mais adotada e está presente em 83% das propriedades. E há muito espaço para expandir a ILPF (que agrega o componente florestal), hoje presente em 9% das áreas de integração.

Para quem pretende investir no sistema, existem várias opções de capim no mercado. Giovana Maciel, zootecnista e pesquisadora da Embrapa Cerrados, explica que a escolha deve levar em conta o objetivo de produção da fazenda. “Se for para fazer palhada para a lavoura, em plantio direto, a Brachiaria ruziziensis é a mais indicada; se for para formação de pasto, pode-se usar a BRS Paiaguás ou a Piatã, que produzem mais”, sugere.

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Faça já sua assinatura digital da DBO

Leia todo o conteúdo da DBO a partir de R$ 12,70 por mês.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Já tem uma assinatura DBO?
Entre na sua conta e acesse a Revista Digital:

Continue depois da publicidade
Compartilhe:

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo