Conteúdo Original | Revista DBO

Anuário DBO | Os ganhos de qualidade de carne com o uso da “fenômica”

Uso da ciência da coleta de fenótipos contribuirá para avaliações que levam ao melhoramento genético e à maciez da carne nas raças zebuínas

Por Angélica Cravo Pereira – Professora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (FMVZ-USP), campus de Pirassununga, e responsável pelo Laboratório de Ciência da Carne, no mesmo local. Colaboraram: Fernando Baldi, professor da Unesp/Jaboticabal, e Cláudio Magnabosco, pesquisador da Embrapa Cerrados.

Apercepção dos consumidores de carne em relação a atributos de qualidade, como maciez e sabor, tem merecido destaque nos últimos anos, fato que estimulou a expansão de nichos de mercado para as carnes gourmet em nosso País.

Não obstante, um dos maiores problemas em relação à qualidade da carne bovina brasileira ‒ especialmente em relação ao atributo de maciez, que leva à depreciação do produto ‒ consiste nas grandes variações quantitativas e qualitativas nas carcaças produzidas pelos rebanhos de animais zebuínos. Essas variações podem estar associadas à composição genética zebuína, resultando em carnes mais duras.

Nesse cenário, o uso de diferentes estratégias ‒ genéticas e não genéticas ‒ contribuíram para que a ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores, responsável pelo Programa de Melhoramento Genético das raças Nelore, Brahman, Guzerá, Tabapuã e Senepol) fizesse uma parceria com a Embrapa e a FMVZ-USP, a fim de atender demandas de carne de alto valor agregado, incluindo o desenvolvimento de protocolos para a expansão em nichos de mercado e acesso a novos mercados, mais exigentes em qualidade da carne.

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Faça já sua assinatura digital da DBO

Leia todo o conteúdo da DBO a partir de R$ 12,70 por mês.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Já tem uma assinatura DBO?
Entre na sua conta e acesse a Revista Digital:

Continue depois da publicidade
Compartilhe:

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo