Conteúdo Original | Revista DBO

Anuário DBO | DVB, a sigla do perigo que ameaça a bezerrada

Além de matar o feto ou inutilizar o bezerro, o vírus da DVB (diarreia viral bovina) pode se instalar de forma permanente no rebanho.

Por Enrico Lippi Ortolani – Médico veterinário, professor titular da Clínica de Ruminantes da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, e colunista de DBO.

Reza a história que em 1946, no Canadá, surgiu o seguinte quadro em desmamados: abatimento total, febrão de 41º C, respiração barulhenta e rápida, muita babação (sialorreia) e coriza; crostas no focinho, parecendo que tinha sido passada uma lixa grossa nele (foto). Na mesma propriedade, uma doença semelhante atacou bovinos adultos, mas o que as diferenciava era uma disenteria (cólica, acompanhada de diarreia com sangue) e úlceras na boca, que matava os bois em quatro dias. Frente ao desconhecido, o autor denominou-a de doença “X”.

Naquele mesmo ano, pesquisadores da terra dos bangue-bangues descreveram idêntica doença em bovinos adultos e abortos em vacas. Identificaram um vírus ao qual atribuíram a causa da diarreia viral bovina (DVB). Quatro anos mais tarde, registraram uma doença semelhante ao da DVB de desmamados, mas que gerava uma baita disenteria e que matava sem piedade. Chamaram-na de doença das mucosas (DM) e isolaram o mesmo vírus do DVB.

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Faça já sua assinatura digital da DBO

Leia todo o conteúdo da DBO a partir de R$ 12,70 por mês.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Já tem uma assinatura DBO?
Entre na sua conta e acesse a Revista Digital:

Continue depois da publicidade
Compartilhe:

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: