Conteúdo Original | Revista DBO

10 passos para o sucesso em projetos de TIP – Parte 1

Leia o artigo do zootecnista, doutor em Produção Animal pela Unesp de Jaboticabal (SP), Rogério Coan, sobre os passos para o sucesso em projetos de terminação intensiva a pasto

Por Rogério Coan – Zootecnista, doutor em Produção Animal pela Unesp de Jaboticabal (SP), MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e diretor técnico da Coan Consultoria.

Muitos produtores encontram dificuldades para obter bons resultados na terminação intensiva a pasto (TIP) e não sabem porquê. Neste texto, dividido em duas partes (a primeira publicada agora e a segunda na próxima edição), vou tentar esclarecer algumas dessas dúvidas, visando um melhor uso da técnica. Para começar, é preciso entender a fisiologia do boi.

Observando sua curva de crescimento, vemos que a fase de terminação corresponde ao momento em que ele se aproxima da puberdade e passa a depositar maior quantidade de tecido adiposo, diminuindo a produção de tecido muscular. Essa mudança fisiológica aumenta a exigência de energia para ganho de peso, porque a deposição de tecido adiposo é um processo menos eficiente por unidade de massa do que o muscular.

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Faça já sua assinatura digital da DBO

Leia todo o conteúdo da DBO a partir de R$16,90 por mês.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Já tem uma assinatura DBO?
Entre na sua conta e acesse a Revista Digital:

Continue depois da publicidade
Compartilhe:

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: