Combinação entre anestesia e uso de analgésicos é método mais indicado para aliviar a dor dos bezerros, durante e após a prática da mochação
Por Renato Villela
A retirada dos cornos ou chifres é uma prática dolorosa para os animais. Embora seja mais comum no gado leiteiro, onde faz parte da rotina, o procedimento também está presente em fazendas de gado de corte, seja como estratégia para tornar a lida mais segura ou por questão estética. Dependendo do tipo de intervenção requerido, a remoção dos cornos pode ser classificada como descorna ou mochação.
Normalmente realizada em animais adultos, a descorna requer intervenção cirúrgica, que deve ser feita por um médico veterinário, e requer maiores cuidados no pós-operatório. “É um método complexo e bastante invasivo, por isso deve ser considerado como última opção”, afirma Mateus Paranhos, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal (ETCO), da Unesp-Jaboticabal, em SP.
A mochação, por sua vez, é uma prática mais simples, tanto na execução quanto nos cuidados posteriores. O procedimento consiste na destruição das células do botão córneo, que pode ser feita com ferro quente (cauterização) ou por meio de uma pasta cáustica, método químico que não é recomendado pelos especialistas.