Você está aqui:
///Revista Agro DBO – Edição 104 – outubro 2018

Revista Agro DBO – Edição 104 – outubro 2018

Portal DBO - 06/12/2018

Sumário

Ponto de vista

6 – Rogério Arioli lamenta o “desprezo à ciência” por parte daqueles que, sem qualquer embasamento, defendem a proibição do uso do glifosato.

Matéria de capa

16 – O plantio da safra 2018/19 de grãos começou mais cedo este ano. Embora preocupados com cenário político-econômico, os produtores decidiram aumentar a área cultivada, confiantes no aquecimento da demanda internacional e na manutenção do dólar em patamares elevados.

Entrevista

22 – O presidente da Stara, Gilson Trennepohl, fala sobre o mercado nacional de máquinas agrícolas, tabelamento do frete, logística e outros assuntos.

Sustentabilidade

26 – Décio Gazzoni cita como exemplo a Mesa Redonda da Soja Responsável (RTRS, na sigla em inglês) ao discorrer sobre as vantagens da certificação.

Fisiologia

28 – Mestre em Ciência do Solo, Fernando Sei recomenda as chamadas “boas práticas de inoculação” para garantir fixação correta de nitrogênio na soja.

História

30 – Hélio Casale resgata a trajetória de Luiz Vicente de Souza Queiroz, o idealizador da Esalq, e trechos de seus artigos sobre a cultura do café.

Opinião

32 – Economista, Fabio Silveira alerta a população para a política de preços do diesel, do governo federal. Em sua opinião, é uma “bomba-relógio”.

Agroinformática

34 – Manfred Schmid avalia o grau de informatização em sistemas integrados de produção, como a ILP: “Já podemos dizer que tem boi na nuvem”.

Café

35 – Pesquisadores apresentam características de linhagens da cultivar Arara, desenvolvida pela Fundação Procafé, em testes a campo em MG e ES.

Crise

36 – “Que Deus nos acuda”, diz Hélio Casale, se referindo ao “lobby baixista” dos compradores e à falta de apoio do governo à cafeicultura nacional.

Legislação

42 – Fábio Lamonica adverte contra “sutis armadilhas” escondidas no bojo da nova linha de crédito do BNDES para liquidação de dívidas em atraso

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.
X