A raça Red Poll é das britânicas mais antigas no Brasil – desde 1920, ocasião do 1º registro – e marcou presença nos julgamentos de bovinos, possivelmente com a menor representação (quatro animais), porém, proporcionalmente, com o maior público, na Expointer 2023, feira realizada de 26 de agosto a 3 de setembro, em Esteio (RS).
É o que destaca Fabiano Mendes dos Santos, sócio e administrador da Cabanha São Chico, município de Água Doce (SC), presidente da associação brasileira da raça e responsável pelos animais expostos. “Para muitos, a qualidade deles é irrepreensível”, conforme o jurado e presidente da associação uruguaia, Mariano Fernández Juncal.
Continue depois da publicidade
A criação de Red Poll de Santos vem de 1980, com serviço de registro genealógico, pelas mãos de seu pai, Sergio Tadeu Mendes dos Santos. Logo, o “gosto” pela pecuária é herdado, assim como a propriedade.
Essa é sua segunda Expointer como expositor, antes atrapalhada pelo status sanitário (de aftosa entre SC e RS). No ano passado estreou com três exemplares.
O julgamento morfológico de 2023 aconteceu em 29 de agosto, pelos olhos e conhecimento de João Arthur Travers, ex-técnico da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), que fazia registros da raça e, também, da Limousin. Para Santos, a presença de públicos e visitantes ao estande da raça refletem um novo momento.
“O interesse pela Red Poll é crescente, concretamente pelo que percebo de demanda na fazenda e na Associação. Criadores antigos estão consultando onde podem encontrar matrizes, touros e sêmen; tanto que estamos em tratativas com uma central de coleta para disponibilizar maior volume do produto”, ressalta.
Continue depois da publicidade
Segundo o dirigente, “a raça se diferencia pela qualidade da sua carne, com mais marmoreio e sabor, além da precocidade, fertilidade e habilidade maternal dos seus animais. Para o cruzamento industrial é muito indicada em função de imprimir bem suas características, o que permite a obtenção de bovinos cruzados de excelência, também por mais pela heterose”.
Em 2023, Santos, também como técnico credenciado da ANC para a Red Poll, vai devolver a gentileza de Juncal (2022) e julgará a Exposição do Prado, Montevidéu, no Uruguai, de 8 a 13 de setembro. Para ele é “uma satisfação muito grande, assim como a responsabilidade e apreensão”, conclui.