Por Enrico Ortolani – Professor titular de Clínica de Ruminantes da FMVZ-USP (ortolani@usp.br)
SURTO DE PNEUMONIA EM DESMAMADOS CONFINADOS NO RS
Continue depois da publicidade
Foi descrito um surto de pneumonia em 120 garrotes mestiços Angus-Hereford recém-desmamados e que entraram recentemente em confinamento, no município de Santiago (RS), com morte de cerca de 20% destes.
Acredita-se que a longa estiagem, seguida de muita chuva e o estresse da desmama e da entrada no confinamento foram os desencadeantes do problema.
Os quadros de pneumonia, foram mais drásticos nos desmamados mais novos e leves, algo que já constatamos num confinamento paulista.
Nesse nosso estudo garrotes com peso inferior a 12 arrobas ( 360 kg) tiveram um risco 4,6 maior de terem pneumonia que bovinos acima de 440 kg.
Continue depois da publicidade
Segundo a fonte veterinária que acompanhou o surto gaúcho, boa parte dos bovinos mortos tiveram uma pneumonia fibrinosa, possivelmente causada por bactérias do gênero Mannheimia, Histophillus ou Pasteurella enquanto que alguns tiveram pneumonia intersticial causada possivelmente pelo vírus sincicial respiratório.
Os animais doentes foram tratados com antibiótico e anti-inflamatório não esteroidal e apresentaram boa resposta à terapia. Foi sugerido também a vacinação prévia a entrada do confinamento com vacinas específicas contra os agentes citados.
RAIVA BOVINA PELO BRASIL AFORA
Com as informações oficiais das agências estaduais de defesa animal, na secção de raiva, informamos os surtos ou focos de raiva bovina, acontecidos nos últimos 60 dias, nos seguintes estados e municípios:
AM: Tefé, Careiro e Autazes
PA: Salvaterra
MG: Caranaíba, São João do Pacuí, Araxá, Coqueiral, Monte Carmelo, Ilicínea.
SP: Ribeirão Grande e Joanópolis
RS: Jaguari, Lavras do Sul, Cachoeira do Sul, Dom Fabrício, Gravataí, Parobé, São Miguel das Missões
PR: Rio Bonito do Iguaçu
Recomenda-se que todos os bovinos do rebanho sejam vacinados nesses municípios citados, no mínimo uma vez ao ano
Mande sua notícia da presença de focos ou surtos recentes dos mais variados tipos de doenças em gado de corte para o seguinte email: ortolani@usp.br
VEJA TAMBÉM
Intoxicação por monensina em confinamento paulista
Com a chuvarada, o berne é um problema no Sudeste
Ataque da mosca-dos-estábulos em confinamento goiano