Nesta semana, a redução do fluxo de negociações no mercado de reposição resultou em quedas para quase todas as categorias de animais jovens, informa a médica veterinária Mariana Guimarães, analista da Scot Consultoria.
“Com o mercado do boi gordo operando de forma mais morosa, os relatos são de que, por influência disso, as negociações e a procura no mercado de reposição ficaram truncadas”, ressalta Mariana.
Em São Paulo, no comparativo semanal, apenas o preço da vaca boiadeira subiu ao longo desta semana encerrada em 26/7, de acordo com levantamento da Scot.
Segundo a analista, os preços de todas as categorias de machos sofreram desvalorizações entre uma semana e outra (mercado paulista).
Continue depois da publicidade
A cotação do bezerro de ano recuou de forma mais intensa (-4,8%), seguida pelo bezerro de desmama (-3,8%), boi magro (-3,3%) e pelo garrote (-1,8%).
Para as fêmeas, como já mencionado em texto cima, foi registrado alta apenas para a vaca boiadeira (+2,5%), enquanto as cotações da bezerra de desmama, da bezerra de ano e a da novilha, caíram 1,5%, 2,1% e 0,6%, respectivamente.
Na avaliação da analista da Scot, com a proximidade do final do mês, os preços no mercado de reposição devem seguir pressionados.
Porém, diz ela, “altas pontuais, principalmente para bovinos mais erados, não são descartadas, por conta da demanda do segundo giro de confinamento”.
Relação de troca
Nesta parcial de julho/24, na praça paulista, o poder de compra do recriador/invernista melhorou para todas as categorias de reposição de bovinos machos, em comparação ao mês anterior, relata a Scot.
Continue depois da publicidade
O poder de compra melhorou 7,9% frente ao bezerro de desmama, 4,5% para o bezerro de ano, 5,8% para o garrote e 3,6% para o boi magro, contabiliza a Scot.
Atualmente, com a venda de um boi gordo de 19@ é possível comprar 2,46 bezerros de desmama, 2,05 bezerros de ano, 1,79 garrote e 1,52 boi magro, o que representou variações positivas (no comparativo mensal) de 7,9%, 4,5%, 5,8% e 3,6%, respectivamente, no poder de compra do recriador/invernista.