Quatro fatores para ponderar ao partir para ILPF; ouça

Trata-se de um grande passo para o pecuarista e um caminho sem volta para inserir sua atividade no universo da produção sustentável e, acima de tudo, rentável

Continue depois da publicidade

A Integração Lavoura Pecuária (ILP) e a com Floresta (ILPF) têm se mostrado estratégias cada vez mais difundidas entre agricultores que querem diversificar os produtos da fazenda, realizando o “boi safrinha”, e pecuaristas que precisam produzir cada vez mais, por meio da reforma de pastagens.

Continue depois da publicidade

Contudo, a integração requer ações que demandam conhecimento técnico que variam caso a caso, quando se trata de uma propriedade de pecuária.

Tudo precisa ser muito bem planejado para que o tiro não saia pela culatra. É o que atenta Gladys Beatriz Martinez, pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA).

Desde 2010, a cientista desenvolve atividades em diversos projetos de ILPF com pesquisa e transferência de tecnologia.

Mais recentemente, partiu também para Bem-Estar Animal em sistemas integrados de produção agropecuária. Segundo ela, “mesmo com as dificuldades, vale muito integrar”.

Continue depois da publicidade

Foto: Arquivo pessoal

OUÇA  os comentários de Gladys Beatriz Martinez

Atenção para as questões internas – Cercado por profissionais que detenham todo o conhecimento necessário, o produtor precisa olhar para alguns fatores dentro da fazenda, antes de fechar um planejamento de toda a implantação. Assim grandes surpresas ficarão de fora da jornada.

1. Conhecendo o solo disponível – É bem possível que haja várias manchas de solos diferentes na fazenda. Deve-se realizar análises de cada uma delas, de modo a desenhar um cenário das reais características físicas, químicas e orgânicas.

Elas vão revelar a fertilidade e os níveis de degradação, definindo as ações de descompactação e adubação, por exemplo. Essa é a hora, também, de investir na formação de curvas de nível em áreas de declive ou acúmulo de água. O procedimento vai impedir que chuvas torrenciais levem todo o trabalho realizado, por meio de erosão.

E-BOOK | DE OLHO NA SANIDADE DO REBANHO BRASILEIRO

2. A escolha dos grãos – As considerações são as mesmas de qualquer agricultor. Quais as culturas mais adequadas para o ambiente, solos da fazenda, disponibilidade de água, tempo de cultivo, infraestrutura maquinária e destino da produção?

Milho e sorgo, entre outros, podem servir para oferecer silagem aos animais ou mesmo apoiar um confinamento. Antes do retorno das pastagens, pode ser preciso algumas safras até que o solo volte a ser plenamente produtivo.

3. O gado que se cria – Se os animais são leiteiros, a exigência por sombra é bem maior, o que pede certa disposição de árvores (lado floresta da integração). Se forem animais de corte, mesmo que zebuínos – hoje se sabe que maior conforto térmico incrementa os índices reprodutivos do rebanho, assim como seu desenvolvimento e velocidade de ganho de peso.

4. As árvores que se quer – De acordo com os objetivos, as árvores poderão estar dispostas em linhas, nas cercas dividindo piquetes, nas áreas de cocho e bebedouro, ou ainda em locais mais remotos. Na definição da melhor espécie de árvore a ser cultivada, o produtor deve escolher pela destinação (comércio de madeira, cercamento etc). Certo é que as plantas devem crescer rapidamente para o sistema funcionar, com maior ou menor copa, segundo o interesse do projeto.

OUÇA MAIS 

O que as centrais de inseminação artificial procuram?

Estudo técnico visa melhorar índices de reprodução de bovinos; ouça

Dia Mundial da Água: uma pecuária que faz a lição de casa

Quatro pontos de atenção na transição para a seca

Seis ações para minimizar falta de chuva fora de época

Mais UA/ha com a cultura do capim

Forrageiras para intensificar a pecuária e segurar a seca

Melhore o caixa da fazenda investindo em boas fêmeas

Melhoramento animal é decisivo na lucratividade

Na recria é que se ganha dinheiro com pecuária

Para ganhar mais com boi em 2024 (Parte III)

Uma luz vermelha na produção de leite bovino

Para o mercado de leilões, dias melhores virão

CONHEÇA E-DBO | A nova linha de e-books da DBO

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Cadastre-se de gratuitamente na Newsletter DBO:


    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    São Paulo - SP

    Máx.

    --

    Min.

    --

    --

    Chuva

    --

    Vento

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Newsletter

    Jornal de Leilões

    Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

    Continue depois da publicidade

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Continue depois da publicidade

    Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

    Encontre o que você procura:

    Pular para o conteúdo