Projetos com genética CEIP crescem na pecuária; ouça

A expansão é constatada da comercialização de animais e sêmen até a produção de carne de qualidade em propriedades bastante tecnificadas

Continue depois da publicidade

O Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP) é um documento criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que atesta o potencial de um animal a gerar uma progênie com desempenho produtivo muito superior à média de seu rebanho de origem.

Essa superioridade genética é garantida pela pressão de seleção, já que apenas os 30% melhores animais de uma safra de cada rebanho podem receber a certificação. Para tanto, exige-se que o gado participe de um programa de melhoramento genético reconhecido.


Tourinhos CEIP (Foto: Arquivo DBO)

Na base de dados do Mapa estão mais de 400 mil matrizes provenientes de 290 criatórios espalhados em todas as regiões brasileiras. Anualmente, são despejados no mercado pelo menos 24 mil touros com genética CEIP, reprodutores cada vez mais cobiçados pelas centrais de inseminação artificial (IA).

Informações da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) espelham esse interesse. De 2018 a 2022, as vendas de sêmen Nelore CEIP cresceram 477%, de 488 mil doses para 2,330 milhões. No mesmo período, as de animais POs saltou 294%, de 2,628 milhões para 7,732 milhões.

Um dos pioneiros dessa genética é Ian David Hill, como ex executivo da Agropecuária Jacarezinho e atual presidente da DeltaGen, empresa que administra um programa de melhoramento voltado à obtenção de animais CEIP. Ele destaca números da IA de 2023, especificamente.

Foto: ZZN Peres/Divulgação

OUÇA  os comentários de Ian Hill

 

Ainda de 2018 a 2022, a fatia de comercialização de sêmen CEIP aumentou de 15,6% para 23,1%. Vale reforçar que “uma parte importante” e não informada desses animais POs têm sua genética oriunda de seleção CEIP, conforme Sérgio de Brito Prieto Saud, diretor de marketing da Asbia.

Contribuições dos certificados – Elas vão dos índices produtivos, reprodutivos e de eficiência, até a tecnificação de propriedades, incluindo sistemas com Integração Lavoura Pecuária (ILP) e Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF). Há uma unanimidade, nessa leitura, entre especialistas.

Foto: Arquivo DBO

OUÇA  os comentários de Sérgio Saud

Uma avaliação que vai ao encontro é proferida por Lourenço Miguel Campo, leiloeiro rural e diretor da Central Leilões.

Ele acrescenta que além da “fantástica contribuição genética”, a busca por melhores índices acaba se tornando um Norte no aprimoramento da gestão pecuária, incluindo no marketing.

Foto: Divulgação

OUÇA  os comentários de Lourenço Campo

No passado, muito se criticou os animais CEIP por terem bons índices genéticos, mas pecarem no padrão racial Nelore.

Ian Hill trata a questão como um “mito” e ressalta que “ninguém compra coisa feia ou a quer em casa”. Assim, o melhoramento animal também aprimorou suas práticas para a conformação.

 

 

Programas e reconhecimento – Atualmente, os principais programas de melhoramento em torno da seleção de bovinos com CEIP são CFM Agro-Pecuária, DeltaGen, Geneplus/Embrapa, Qualitas, ANCP, Paint, CIA de Melhoramento, Nelore Produção (Gensys) e ABCZ.

Das últimas tecnologias incorporadas nos programas estão genômica, avaliação de carcaça por ultrassonografia e mensuração de eficiência alimentar, aumentando sobremaneira a acurácia das informações. Elas já refletem na produção de carne e carcaças de qualidade.

A Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), por meio do seu presidente Victor Paulo Silva Miranda, valoriza em sua gestão o potencial produtivo de carne de qualidade da raça Nelore. Ele destaca a grande contribuição dos bovinos CEIP no Circuito Nelore de Qualidade.

Foto: Divulgação

 

OUÇA  os comentários de Victor Miranda

 OUÇA MAIS 

Dia Mundial da Água: uma pecuária que faz a lição de casa

Quatro pontos de atenção na transição para a seca

Seis ações para minimizar falta de chuva fora de época

Mais UA/ha com a cultura do capim

Forrageiras para intensificar a pecuária e segurar a seca

Melhore o caixa da fazenda investindo em boas fêmeas

Melhoramento animal é decisivo na lucratividade

Na recria é que se ganha dinheiro com pecuária

Para ganhar mais com boi em 2024 (Parte III)

Uma luz vermelha na produção de leite bovino

Para o mercado de leilões, dias melhores virão

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: