Você está aqui:
///PR registra 1º foco de ferrugem asiática da safra 2018/19

PR registra 1º foco de ferrugem asiática da safra 2018/19

Doença foi identificada no município de Marechal Cândido Rondon, no noroeste do Estado

Portal DBO - 06/11/2018

A cooperativa Copagril registrou em Marechal Cândido Rondon, no noroeste do Paraná, o primeiro foco de ferrugem asiática da soja em área comercial do Estado na safra 2018/19. Houve uma antecipação de cerca de 15 dias da ocorrência da doença na região, segundo nota da Embrapa Soja.

“Esta antecipação ocorreu porque 50% da semeadura na região também foi aproximadamente 15 dias mais adiantada”, disse no comunicado o agrônomo da Copacol, Tiago Madalasso – o Centro de Pesquisa Agrícola da cooperativa é que fez a identificação da doença no município.

Historicamente, os cultivos de soja no noroeste paranaense são feitos no fim de setembro mas, nesta safra, foram realizados no começo do mês, logo após o fim do vazio em 10 de setembro, de acordo com o agrônomo.

Madalosso e a pesquisadora da Embrapa Soja, Cláudia Godoy, orientaram os produtores da região a não se descuidarem do controle da ferrugem. “As chuvas frequentes que favorecem a doença, muitas vezes, impedem a aplicação de fungicidas”, explicou ela. “E é importante manter a lavoura protegida, uma vez que a eficiência curativa dos fungicidas atualmente disponíveis é baixa”, acrescentou.

Cláudia sugere que os agricultores consultem os resultados de eficiência dos fungicidas para o controle da ferrugem. “Os produtores e técnicos que encontrarem ferrugem nas lavouras podem auxiliar a divulgar a informação, levando as folhas para as cooperativas e outros membros Consórcio Antiferrugem para atualizar o site do consórcio”, acrescentou.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.
X