PR: IDR levará raça Purunã, orientações sobre nutrição e técnicas de solo ao Show Rural

Com foco nos pequenos e médios produtores, o espaço de pecuária deste ano também vai focar na produção eficiente do leite nas propriedades rurais

Continue depois da publicidade

O IDR-Paraná e a Associação Brasileira de Criadores de Purunã (ABCP) vão expor exemplares da raça no setor pecuário do Show Rural 2024. Além disso, o espaço vai receber discussões sobre a produção eficiente do leite, nutrição animal e alternativas para pastagem.

O Purunã é resultado de décadas de pesquisa do Instituto. A raça foi desenvolvida a partir do cruzamento de outras quatro raças: Caracu, Canchim, Aberdeen Angus e Charolês.


Apresenta como principais características a rusticidade, tolerância ao calor e resistência ao carrapato e a outros parasitas. Além disso, tem alta velocidade de ganho de peso e alto rendimento, proporcionando uma carne nobre com pequena capa de gordura.

Outras características do Purunã são a precocidade, o tamanho adulto moderado, o temperamento dócil, o marmoreio e a maciez da carne.

O Purunã é resultado de décadas de pesquisa do Instituto (Foto: IDR-Paraná)

O público poderá obter informações técnicas sobre a raça e sobre o processo de aquisição de reprodutores no estande institucional do IDR-Paraná/ABCP, localizado no setor pecuário.

Área de pecuária  – Com foco nos pequenos e médios produtores, o espaço de pecuária deste ano vai focar na produção eficiente do leite nas propriedades rurais.

O mercado passa por alguns desafios, como alto custo de produção e queda no preço do produto pago ao produtor. O Paraná tem a segunda maior bacia leiteira do País, atrás apenas de Minas Gerais.

VEJA TAMBÉM | Faesc defende medidas protetivas à importação para conter crise no setor de leite

Com apoio da instituição Beba Mais Leite e de laticínios da região, o espaço também vai falar sobre a importância de fomentar o consumo do leite.

Quem visitar o espaço vai encontrar também uma coleção de forrageiras com as melhores opções de pastagens para a região e uma equipe de técnicos para tirar todas as dúvidas.

A ideia é que o pecuarista possa comparar as diferentes forrageiras e escolher a que melhor se adapte à sua realidade. Além de conhecer uma alternativa para produção de silagem de capim

Além disso, o espaço conta com informações técnicas sobre nutrição animal (como diminuir o custo de produção do leite e as vantagens do uso do Capiaçu na alimentação); regulagem da ensiladeira (demonstração prática do que pode ser regulado para produzir uma silagem boa e barata); instalações para bezerras (opções de estruturas baratas, seguras e ideias criativas para melhorar a criação de bezerras); Integração Lavoura Pecuária (exemplos para otimizar a utilização da sua área e ainda preservar o solo); e resultados da utilização de cultivares em sistemas sombreados.

SAIBA MAIS | Brangus estreia projeto itinerante na Coopavel

O Show Rural de Cascavel é uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina. O Governo do Paraná apoia o evento e participa do dia a dia com orientação técnica e o sistema de financiamento.

Além disso, diversas secretarias aproveitam a vitrine do evento para apresentar novidades para o público. No ano passado a feira registrou 384.122 visitantes, recorde de público. Foram movimentados R$ 5 bilhões em negócios (financiamentos, contratos, parcerias e compras) para modernização do campo e dos sistemas de produção.

Fonte: Agência Estadual de Notícias (AEN) / Governo do PR

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: