O IDR-Paraná e a Associação Brasileira de Criadores de Purunã (ABCP) vão expor exemplares da raça no setor pecuário do Show Rural 2024. Além disso, o espaço vai receber discussões sobre a produção eficiente do leite, nutrição animal e alternativas para pastagem.
O Purunã é resultado de décadas de pesquisa do Instituto. A raça foi desenvolvida a partir do cruzamento de outras quatro raças: Caracu, Canchim, Aberdeen Angus e Charolês.
Continue depois da publicidade
Apresenta como principais características a rusticidade, tolerância ao calor e resistência ao carrapato e a outros parasitas. Além disso, tem alta velocidade de ganho de peso e alto rendimento, proporcionando uma carne nobre com pequena capa de gordura.
Outras características do Purunã são a precocidade, o tamanho adulto moderado, o temperamento dócil, o marmoreio e a maciez da carne.
O público poderá obter informações técnicas sobre a raça e sobre o processo de aquisição de reprodutores no estande institucional do IDR-Paraná/ABCP, localizado no setor pecuário.
Área de pecuária – Com foco nos pequenos e médios produtores, o espaço de pecuária deste ano vai focar na produção eficiente do leite nas propriedades rurais.
Continue depois da publicidade
O mercado passa por alguns desafios, como alto custo de produção e queda no preço do produto pago ao produtor. O Paraná tem a segunda maior bacia leiteira do País, atrás apenas de Minas Gerais.
VEJA TAMBÉM | Faesc defende medidas protetivas à importação para conter crise no setor de leite
Com apoio da instituição Beba Mais Leite e de laticínios da região, o espaço também vai falar sobre a importância de fomentar o consumo do leite.
Quem visitar o espaço vai encontrar também uma coleção de forrageiras com as melhores opções de pastagens para a região e uma equipe de técnicos para tirar todas as dúvidas.
A ideia é que o pecuarista possa comparar as diferentes forrageiras e escolher a que melhor se adapte à sua realidade. Além de conhecer uma alternativa para produção de silagem de capim
Além disso, o espaço conta com informações técnicas sobre nutrição animal (como diminuir o custo de produção do leite e as vantagens do uso do Capiaçu na alimentação); regulagem da ensiladeira (demonstração prática do que pode ser regulado para produzir uma silagem boa e barata); instalações para bezerras (opções de estruturas baratas, seguras e ideias criativas para melhorar a criação de bezerras); Integração Lavoura Pecuária (exemplos para otimizar a utilização da sua área e ainda preservar o solo); e resultados da utilização de cultivares em sistemas sombreados.
SAIBA MAIS | Brangus estreia projeto itinerante na Coopavel
O Show Rural de Cascavel é uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina. O Governo do Paraná apoia o evento e participa do dia a dia com orientação técnica e o sistema de financiamento.
Além disso, diversas secretarias aproveitam a vitrine do evento para apresentar novidades para o público. No ano passado a feira registrou 384.122 visitantes, recorde de público. Foram movimentados R$ 5 bilhões em negócios (financiamentos, contratos, parcerias e compras) para modernização do campo e dos sistemas de produção.
Fonte: Agência Estadual de Notícias (AEN) / Governo do PR