PA: rastreabilidade do rebanho bovino e bubalino é detalhada durante encontro em Belém

Idealizado pelo Governo do Pará, o programa visa obter o controle efetivo do trânsito de cada animal que circula pelo território paraense

Continue depois da publicidade

A implantação do Programa Estadual de Integridade e Desenvolvimento da Cadeia da Pecuária, que está sendo executado pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) e demais parceiros e promove a rastreabilidade individual do rebanho paraense, foi um dos assuntos discutidos durante o 61º Encontro Ruralista, evento promovido no Palácio da Agricultura, em Belém, pela Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Pará (Senar).

O diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo, participou do evento, que aconteceu no dia 5 de junho, no Painel Mudanças Climáticas X Desenvolvimento, em que abordou as principais diretrizes do programa estadual, detalhando os avanços da implementação dessa importante política pública com a publicação no DOE da portaria 2393/2024, que cria a Unidade de Controle, Cadastro e Rastreabilidade Animal (UCCRA), responsável pela gestão e desenvolvimento do sistema de rastreabilidade bovídea do Pará.

A UCCRA foi criada com o objetivo de estabelecer os procedimentos padronizados para a identificação individual de todo rebanho bovino e bubalino existente no Estado, efetuar o cadastramento de produtores e propriedades, promover treinamentos sobre o sistema, além de análise de dados.

VEJA TAMBÉM | Mapa institui Grupo de Trabalho que definirá rastreabilidade individual de bovinos e bubalinos

“É mais um passo em direção à construção dessa política pública que vai trazer muitos benefícios para a cadeia da pecuária , proporcionando a sanidade do rebanho paraense com uma vigilância mais eficaz. A iniciativa também será vinculada aos demais programas ambientais já implantados pelo governo, garantindo o desenvolvimento da cadeia produtiva e a qualidade do rebanho, promovendo sustentabilidade e aumentando a produtividade e renda dos produtores”, ressaltou o diretor.

De acordo com Jamir Macedo, o programa de integridade da cadeia da pecuária é importante para manter a preservação sanitária do rebanho, principalmente agora que o Pará obteve o status nacional de zona livre de aftosa sem vacinação, o que possibilitará a abertura de novos mercados, proporcionando agregação de valor aos produtos de origem animal.

Rastreabilidade – Idealizado pelo Governo do Pará, o programa visa obter o controle efetivo do trânsito de cada animal que circula pelo território paraense, tendo como pilar a rastreabilidade do gado, a fim de preservar a cadeia em todas as fases, da produção à comercialização.

Revista DBO | Abiec propõe sistema para rastrear indiretos

O programa é considerado pioneiro no Brasil ao estabelecer a rastreabilidade bovídea no Estado – do nascimento ao abate -, garantindo, principalmente, a integridade sanitária e ambiental dos animais.

Construído pelo governo, terceiro setor e sociedade civil tem como meta identificar, com a aplicação de brincos e bottons, todos os bovinos e bubalinos movimentados, para qualquer finalidade, inclusive abate, cria, recria, engorda, leilões e exportação, até 31 de dezembro de 2025. A identificação de todo o rebanho do Estado, movimentado ou não, ocorrerá até dezembro de 2026, informa a Adepará.

Fonte: Agência Pará / Ascom Adepará

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Cadastre-se de gratuitamente na Newsletter DBO:


    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    clima tempo

    São Paulo - SP

    max

    Máx.

    --

    min

    Min.

    --

    017-rain

    --

    Chuva

    008-windy

    --

    Vento

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Colunas e Artigos

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Leilões em destaque

    Continue depois da publicidade

    Newsletter

    Newsletter

    Jornal de Leilões

    Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

    Continue depois da publicidade

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Continue depois da publicidade

    Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

    Encontre o que você procura:

    Pular para o conteúdo