OUÇA | Doutor veterinário, é seu dia!

É tempo de celebrar esse verdadeiro curinga na produção animal brasileira, trabalho que vai do prato ao aconchego de pets com saúde e segurança

Continue depois da publicidade

É comum olhar aos profissionais, em qualquer atividade, pelo preço e não formação. Um veterinário é um médico especializado em animais, como aqueles que nos atendem centenas de vezes ao longo da vida, quando enfermos.

E hoje, 9 de setembro, é o dia dessa pessoa qualificada para as coisas – do nosso dia a dia – que nem mesmo nos damos ao luxo de construir uma ideia.

Continue depois da publicidade

O médico veterinário é aquele, por exemplo, que enfrenta madrugadas e dá segurança alimentar a produtos de origem animal nos diversos entrepostos de distribuição, assim como nos super e hipermercados de maior renome das grandes cidades, em especial, capitais do país. O trabalho é silencioso e necessário, sete dias por semana.

Talvez esses grandes centros urbanos tenham maior lembrança desses profissionais quando um pet amado precisa de socorro. Mas raros se lembram deles em cada uma das refeições do dia ou na hora de se vestir e até conduzir seu veículo de luxo, com bons bancos de couro.

Verdade é que tal trabalho tem papel fundamental no fato de o Brasil ser, hoje, potência mundial na produção de proteína animal e derivados.

O veterinário porteira adentro e afora – E é importante ressaltar que os veterinários pelas fazendas do país e sua boa formação, limitem-se às ações clínicas e cirúrgicas no rebanho.

Continue depois da publicidade

Fred Mendes, um dos diretores do Nelore VRJO, é veterinário e tem ação importante na gestão do negócio, garantindo proteção ao sistema e saúde financeira.

Foto: Arquivo pessoal

OUÇA  o depoimento de Fred Mendes

E esse sentimento de proteção extravasa as porteiras e chega às fronteiras do Brasil. As exigências mundiais quanto à sanidade animal pedem condutas, ações e monitoramentos imprescindíveis.

O Brasil trava árdua luta para que “coisas ruins” não invadam seu território, como peste suína e gripe aviária, assim como parta debelar problemas internos.

Quem atenta para o fato é o professor titular da FMVZ-USP e colunista da Revista DBO, Enrico Ortolani.

Ele destaca não o conhecimento individual e sim o coletivo, capaz que subsidiar malhas de controle e ações preventivas e interventivas frente a ameaças sanitárias. “São as pessoas com credibilidade sempre a postos”, reforça.

OUÇA  o depoimento de Enrico Ortolani

Diretamente no mercado, escola e ciência – Mas, possivelmente, o que ninguém pondera é o quanto esse trabalho afeta o mercado, dos preços ao escoamento da produção.

Outro colunista do Portal DBO, o médico veterinário Hyberville Neto, consultor e diretor da HN AGRO, é quem assinala tamanha influência. Para ele, “tal capacidade só aumenta a responsabilidade de cada atuação individual desses profissionais”.

OUÇA  o depoimento de Hyberville Neto

Outra frente fundamental de atuação do veterinário já se escreve em milhares de páginas, resultando em pergunta ímpar: o que seria da extensão rural brasileira – aquela que tirou o país da dependência, colocando-o como autossuficiente e até fornecedor mundial de alimentos – se não fosse o didatismo dessa categoria no aprimoramento do homem do campo. São inúmeros órgãos e academias por todo o território levando o “melhor fazer”.

Da mesma forma, nessas mesmas instituições e ainda em empresas de ponta, os médicos veterinários trabalham no desenvolvimento científico de soluções para os mais importantes desafios sanitários da produção pecuária, do pescado ao boi.

Quem reforça a posição é o engenheiro agrônomo e pesquisador Antônio do Nascimento Ferreira Rosa, atual chefe geral da Embrapa Gado de Corte (CNPGC, Campo Grande, MS).

OUÇA  o depoimento de Antônio Rosa

9 de setembro – Foi nesse dia, em 1933, por meio do Decreto nº 23.133, que o então presidente da república, Getúlio Vargas, criou a normatização para a atuação do médico veterinário e para o ensino da profissão no país. Os cursos de medicina veterinárias já existiam desde 1910.

Muitos não sabem, mas o primeiro médico veterinário do Brasil foi Dionysio Costa Meilli. Ele se formou em Pernambuco, pela Escola Superior de Agricultura e Veterinária de São Bento, em Olinda.

Dionysio Costa Meilli (Foto: Reprodução)

Baiano e já formado em farmacêutica, recebeu diploma e colou grau (1915) antes que a escola formasse sua 1a turma, em 1917. Internacionalmente, o Dia Mundial da Medicina Veterinária é comemorado no último sábado do mês de abril.

OUÇA MAIS

Pecuarista, uma voz forte no centro das decisões

Dia do Pecuarista, celebração da tecnologia e produtividade

Dia do Zootecnista é celebrado em 13 de maio

24 de abril é Dia do Boi, no Brasil

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Cadastre-se de gratuitamente na Newsletter DBO:


    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    clima tempo

    São Paulo - SP

    max

    Máx.

    --

    min

    Min.

    --

    017-rain

    --

    Chuva

    008-windy

    --

    Vento

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

    Encontre o que você procura:

    Pular para o conteúdo