E vários são os casos de sucesso para comemorar este 15 de julho, Dia Nacional do Pecuarista. A Fazenda Santa Maria, propriedade da Agropecuária Cutolo, em Rondonópolis (MT), tradicional selecionadora de Nelore PO, é um deles.
Após cinco anos trabalhando duro no sentido de intensificar sua bovinocultura de corte, a pegada de carbono caiu vertiginosamente.
Continue depois da publicidade
Na safra 2023/2024, ela registrou apenas 14,2 kgCO2/kg equivalente carcaça, sendo que a média nacional supera 60.
Nesse período, também registrou um salto na produtividade, produzindo 89,1 @/ha com 6,4 cab/ha e custo, por arroba produzida, de R$ 179, além de margem de R$ 42/@.
Segundo Flávia Cutolo, sócia e diretora, “o volume de carne produzida alimentaria 36,8 mil pessoas/ano”. Tudo isso foi possível a partir de uma revolução na fazenda, tipicamente agrícola e produtora de soja.
Mas com a aquisição de tecnologia, assistência técnica de ponta, implantação de Integração Lavoura Pecuária (ILP) e intensificação (até com confinamento próprio), o cenário de sustentabilidade se instalou, inclusive com formação de equipe mais motivada.
Continue depois da publicidade
OUÇA o depoimento de Flávia Cutolo
E o sucesso não está apenas para grandes modelos. Também projetos menores em escala se mostram bastante viáveis com a adoção de práticas sustentáveis.
É o que nos mostra Alcides Caetano Martins com sua Fazenda Americana, em Poconé (MT), pantanal mato-grossense, com 1,1 mil cabeças aneloradas; especializada em cria.
Martins vem de família de pecuaristas paulistas. Ele mesmo nasceu em Americana, nome de sua fazenda aquirida há pouco mais de 20 anos.
Desde o início se preocupou com meio ambiente; contudo, há cinco anos entrou para o programa Fazenda Pantaneira Sustentável, com o auxílio do programa e da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-MT. Foi quando materializou seus sonhos.
OUÇA o depoimento de Alcides Martins
Os índices da fazenda melhoraram muito. Com 800 matrizes em reprodução, bastante limitada pelas adversidades do bioma, o de prenhez foi para 78%. Mas isso não é tudo.
Com rodízio de piquetes, novo manejo nutricional, incluindo suplementação direcionada, ele passou a agregar valor nos bezerros, inclusive com cruzamento industrial. O investimento em inseminação artificial também trouxe mais valor.
Aliás, a estratégia também é prática consagrada da Fazendas União do Brasil (FUB), de Antonio Roberto Corrêa, com propriedades em São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Eles possuem um sistema de produção verticalizado e intensivo que culmina em uma marca própria de carne. Tudo isso partindo de uma seleção de gado PO Santa Gertrudis, inclusive aproveitando parceria com clientes.
A unidade com confinamento próprio trabalha com instalações convencionais e compost barn, ambas resultando no aproveitamento de dejetos para fertirrigação para pastagens e produção de grãos, em Integração Lavoura Pecuária (ILP).
Seu alto nível de tecnificação veio com apoio derradeiro da ciência, além de muitos erros e acertos; aprendizado que faz toda a diferença.
OUÇA o depoimento de Antonio Roberto
OUÇA MAIS
Saltando para figurar entre as pecuárias mais rentáveis
Ultrassonografia de carcaça: um “plano de voo” para quem vai confinar
CPF ou CNPJ? Qual o melhor caminho para o pecuarista recolher impostos?
Queda do ágio do “boi-China”: como lidar com mais esse aperto na margem de lucro
Ganhe mais dinheiro na recria conhecendo seus custos
Expointer 2024 mantida para o final de agosto
Cuidado com os próximos contratos de arrendamento rural e locação
Produção brasileira de milho cai sem ameaças
2º Comcebu amplia as perspectivas para o zebu no mundo
Números finais da ExpoZebu 2024 são bastante positivos
Zootecnista, agente indispensável ao sucesso da pecuária
Reconstrução do agro gaúcho passa pela voluntariedade
Pecuária seletiva passa longe do ciclo de baixa
Planejando a ILPF de acordo com os interesses do pecuarista
O que as centrais de inseminação artificial procuram?
Estudo técnico visa melhorar índices de reprodução de bovinos
Dia Mundial da Água: uma pecuária que faz a lição de casa
Quatro pontos de atenção na transição para a seca
Seis ações para minimizar falta de chuva fora de época
Mais UA/ha com a cultura do capim
Forrageiras para intensificar a pecuária e segurar a seca
Melhore o caixa da fazenda investindo em boas fêmeas
Melhoramento animal é decisivo na lucratividade
Na recria é que se ganha dinheiro com pecuária
Para ganhar mais com boi em 2024 (Parte III)
Uma luz vermelha na produção de leite bovino
Para o mercado de leilões, dias melhores virão
DBO Play
No DBO Play, nossa marca no YouTube, além da reprise do programa diário Terraviva DBO na TV, você encontra nossos programas semanais como Mercado Pecuário, De Olho no Campo sobre manejo de pastagens, entrevistas do DBO Destaca, as lives do DBO em Foco sobre reportagens da revista, além de nosso podcast, o BoiCast DBO, uma conversa descontraída com nomes importantes da pecuária.
Quer ver vídeos sobre pecuária? Está tudo no DBO Play.