OUÇA 🎧 | Pecuarista, uma voz forte no centro das decisões

Personalidades da militância em torno dos interesses da categoria reforçam o compromisso com suas responsabilidades e conquistas nas principais mesas de discussões do agronegócio

Continue depois da publicidade

Não há igreja sem padre, teatro sem ator ou pregão sem leiloeiro. A construção do espaço político sempre privilegiou a voz. Ela é a materialidade política e do silêncio dos conflitos. Palavras são atos e atitude faz o poder de ser ouvido. À parte a filosofia, os pecuaristas avançam com cada vez mais convicção no diálogo com a sociedade e sua economia.

Paralelamente à aquisição de tecnologia para produzir mais com menos, de atenção ao mercado para dirigir seus produtos ao gosto dos clientes e a consciência de fazer tudo isso sobre o manto da sustentabilidade, os pecuaristas se voltam para a construção de um espírito de corpo e capacidade de se aglutinar sob interesses comuns para defender suas legítimas demandas.


Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), uma das entidades de maior representação política no agronegócio nacional, Gabriel Garcia Cid destaca o avanço conquistado pelos bovinocultores nos últimos anos. “Ter um pecuarista na mesa de discussões tornou-se algo imprescindível”, destaca.

Foto: Divulgação / ABCZ

OUÇA 🎧 o depoimento de Gabriel Garcia Cid

E esta posição protagonista na economia vem até tardiamente, já que carne bovina é alimento, portanto, na mesa de cada brasileiro e gerando divisas é fator de soberania do país.

Este avanço na força política estabelece, inclusive, uma nova ordem na cadeia produtiva, inclusive da carne bovina, que também se conhece, reconhece e amadurece ao longo do tempo.

Joaquin Villegas é presidente de uma das entidades de classe da pecuária mais antigas do Brasil, a Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares.

Ele cita como fórum de reunião de interesses e bandeiras a própria entidade que lidera, reforçando que apesar das diferenças há uma consciência e responsabilidade sobre a missão da categoria.

Foto: Patrick Peil

OUÇA 🎧 o depoimento de Joaquin Villegas

Mas se uma voz mais vibrante e de maior alcance chegou meio tarde é certo perceber que ela traz consigo a juventude, por meio de novos empresários ou sucessores do campo, mais dispostos a militar pela atividade.

Além de força, trazem com eles, em postos de comando nas fazendas, em empresas fornecedoras de insumos ou em entidades de classe, a perenidade nas ações.

Bento Abreu Sodré Carvalho Mineiro, diretor da ABCZ e vice-presidente de Inovação Tecnológica do Conselho Nacional da Pecuária de Corte (CNPC), ligado à Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) é um bom exemplo do que está pensando a nova geração. “Uma maior organização da categoria atrai mais adesões e o fortalecimento da representatividade”, destaca.

Foto: Divulgação ABCZ

OUÇA 🎧 o depoimento de Bento Mineiro

Amarrando essa nova força do pecuarista brasileiro, mais tecnificado, produtivo e engajado com as necessidades de proteger os animais, as pessoas e o planeta, o ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, professor Roberto Rodrigues (FGV-SP) insere o trabalho desse que “merece estátua” no cenário mundial de combate à fome e guerra pela paz.

OUÇA TAMBÉM 🎧 | Dia do Pecuarista, celebração da tecnologia e produtividade

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo