OUÇA 🎧 | Para FAO, carne bovina é essencial à saúde dos humanos

Recomendação é ponto de partida para reverter uma série de equívocos e direcionar, a partir de agora, políticas públicas que incentivem o consumo de produtos de origem animal

Continue depois da publicidade

“Carne, ovos e leite oferecem fontes cruciais de nutrientes muito necessários que não podem ser facilmente obtidos de alimentos à base de plantas”, diz novo relatório divulgado em 1o de junho pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A afirmação, agora uma recomendação, vem depois de estudo próprio.

A pesquisa recebeu a denominação “Contribuição dos alimentos de origem animal terrestre para dietas saudáveis para melhorar a nutrição e a saúde”.


Seus resultados contrariam outros realizados à base de questionários e acompanhamentos feitos nas décadas de 60, 70 e 80 do século passado e serviram de sustentação para vegetarianos, veganos e uma série de campanhas midiáticas contra o consumo de carne bovina, principalmente.

O médico gaúcho José Carlos Souto, defensor de dietas de baixo carboidrato, saiu em defesa da atitude da FAO, abrindo perspectivas para os significados e ações futuras.

O médico José Carlos Souto (Foto: Divulgação)

OUÇA 🎧 os comentários de José Carlos Souto

Repercussões no setor produtivo – As reações por aqui do setor produtivo da carne bovina saíram de bate-pronto. A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) celebrou a recomendação e ressaltou que carnes, ovos e leite são fontes de nutrientes essenciais para a saúde das pessoas.

A pesquisa avaliou que alimentos à base de plantas (chamados de plant-based) não contêm tais nutrientes em quantidade e qualidade necessárias.

SAIBA MAIS | Carnes, ovos e leite são fontes de nutrientes essenciais para a saúde das pessoas, atesta a FAO

“A cadeia da carne bovina recebe com muita satisfação essa comunicação da FAO para o mundo e, especialmente, para os governos dos países menos desenvolvidos”, afirmou, em nota, o presidente da ACNB, o médico e pecuarista Nabih Amin El Aouar.

O médico Nabih Amin El Aouar, pecuarista e presidente da ACNB (Foto: Divulgação)

Especificamente em relação à carne bovina, o estudo da FAO relata que consumir carne vermelha in natura, até 71 gramas por dia, “é considerado seguro em relação ao aparecimento de doenças crônicas”.

Médico, José Lopez Fernandez Netto, selecionador de Pardo-Suíço em Itapeva (SP), está o tempo todo preocupado com a saúde humana. Ele sempre foi contrário “às pesquisas pouco científicas, difamando a carne bovina, que a mídia abraçou e divulgou sem a devida profundidade, o que rendeu inúmeras oportunidades comerciais a terceiros”. Ocorre, porém, que inúmeros estudos no sentido contrário e outras descobertas estão se multiplicando.

As novas descobertas, em unidades de pesquisa de todo o mundo, estão começando a chegar no Brasil. Vão de características específicas do leite de certos bovinos a remédios que trabalham para levantar a imunidade e combater doenças como câncer. “Tudo está na carne”, diz o médico.

O médico e pecuarista José Fernandez Netto (Foto: Arquivo pessoal)

“Já de alguns anos é utilizada com muito sucesso, como um verdadeiro tratamento médico, a chamada dieta Cetogênica, baseada em proteínas e gorduras de origem bovina, para a recuperação de doenças crônicas como obesidade, diabetes, Alzheimer, certas causas de convulsões e inclusive alguns tipos de câncer”, explica. É a famosa “Carnivore Diet” ou “Dieta Carnívora”. “Isso vai mudar a visão de consumo da carne”, conclui.

Um passado sem defesa – É bem verdade que as tecnologias mudaram, assim como as metodologias para formular conclusões científicas.

Porém é certo que as barreiras e preconceitos gerados em torno do consumo de carne bovina, por exemplo, deixaram marcas incalculáveis no setor produtivo e principalmente na saúde das pessoas por todo o planeta. Mas a FAO parece ter dado uma espécie de “farol verde”.

OUÇA 🎧 os comentários de José Carlos Souto

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: