OUÇA 🎧 | Experiência com ILP muda a satisfação de produzir no Rio Grande do Sul

Depois de anos de desalento na cultura do arroz e pecuária sem tecnificação, com a estratégia empresa diversifica, melhora rentabilidade e devolve o sorriso a diretores e funcionários

Continue depois da publicidade

Consultorias do agronegócio por todo o país defendem a diversificação de produtos dentro de uma propriedade como estratégia para garantir melhor saúde ao caixa. No Rio Grande do Sul, a produção de arroz tem enfrentado muitas dificuldades, das questões técnicas às mercadológicas.

Os revezes financeiros vêm de anos. Enquanto o produtor se esmera para adotar tecnologias e melhorar sua eficiência, os custos de produção aumentam, mesmo com índices crescentes de produtividade. Como consequência, as margens de lucro caíram drasticamente.

Continue depois da publicidade

Para virar tal realidade, o Serviço de Inteligência em Agronegócios (SIA) avalia que uma grande alternativa é a Integração Lavoura Pecuária (ILP). Seus especialistas reforçam que a soja tem trazido bons resultados na última década, com estabilidade produtiva especialmente na região da Campanha, no Estado.

Ocorre que as propriedades com produção de arroz normalmente também têm pecuária e, junto com a soja, podem montar um tripé bastante estável, com melhores garantias de colheita, boa produtividade e melhora considerável de receita, permitindo investimentos crescentes.

Contudo, Paulo Cardozo Vieira, engenheiro agrônomo, mestre em zootecnia, especialista técnico do SAI, alerta: “mas é preciso muita atenção e equilíbrio entre as culturas, mesmo que uma represente mais lucro em caixa do que a outra. Caso contrário, o pesadelo pode voltar mais forte”.

OUÇA 🎧 abaixo os comentários de Paulo Cardozo Vieira

Continue depois da publicidade

Para Vieira não há “uma receita de bolo” ao se implantar uma ILP e sim uma série de ações partindo de estudo profundo da propriedade, em itens como variedade de solo, clima, disponibilidade de maquinário, recursos financeiros e mão de obra. O trabalho pressupõe um bom planejamento.

Caso de sucesso – Uma experiência positiva na utilização da ILP é relatada por Denis Dias Nunes, diretor financeiro e gestor de pecuária da Agroriza Agricultura e Pecuária, empresa de Santa Vitória do Palmar (RS) que ainda tem como sócios Adair Blank, Paulo Roberto da Cruz Lima e Fermiano Gomes Fagundes.

Eles tinham uma lavoura de arroz irrigado e uma pecuária “bastante amadora”, extensiva, levada sem grande atenção. Depois de muita insatisfação e até prejuízo, procuraram olhar ao seu redor e encontrar o melhor caminho para a diversificação, aproveitando mais os potenciais da fazenda e dar novos ares a todos os colaboradores do negócio.

VEJA TAMBÉM | Vale do Guaporé receberá capacitação e dia de campo sobre ILPF

Inicialmente, decidiram revezar as áreas de arroz e forrageiras, intensificando a pecuária. Em seguida veio a decisiva entrada da soja, reformando ainda mais áreas de terras e ampliando a participação do gado. Com muito apoio das tecnologias que foram chegando, em pouco tempo mudaram todo o cenário.

Foto: Arquivo pessoal

OUÇA 🎧 abaixo os comentários de Denis Dias Nunes

Com a estratégia, na pecuária a Agroriza saiu de um ganho de 0,3kg/ha/dia para 0,75. O incremento foi de 150% no número de cabeças de gado sem qualquer aumento de área.

Trabalhava com 350 a 400 terneiros e chegou a 800, sempre na recria. Ano a ano, também a produtividade agrícola subiu, de modo que uma intensificação maior se manteve no horizonte.

OUÇA 🎧 também…

Melhorando as vacas no ciclo de baixa

Custos de produção em rota para a normalidade

Em 2023, tecnologia de sucesso será aquela que reduz custos

Quais as perspectivas para 2023 em relação à produção e o consumo de carne bovina?

Bovinocultor de corte brasileiro segue competitivo no mundo

Confinar em 2023 não será tão difícil como em 2022

Números da inseminação artificial refletem um 2022 difícil

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Cadastre-se de gratuitamente na Newsletter DBO:


    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    São Paulo - SP

    Máx.

    --

    Min.

    --

    --

    Chuva

    --

    Vento

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Newsletter

    Jornal de Leilões

    Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

    Continue depois da publicidade

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Continue depois da publicidade

    Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

    Encontre o que você procura:

    Pular para o conteúdo