Você está aqui:
//O voo de produtividade da Fazenda das Marrecas
10 de dezembro de 2018 - segunda

O voo de produtividade da Fazenda das Marrecas

Propriedade investiu em melhoramento de pastagens e manejo para multiplicar resultados

Portal DBO - 14/11/2018

Projeto Gado Bom: produção de bezerros com base na raça Angus

A Fazenda das Marrecas, no município de Água Doce, meio oeste de Santa Catarina, originalmente era uma propriedade de criação de gado Caracu em ciclo completo, e o rebanho se espalhava pelos mais de 1.000 hectares de campo nativo. A produtividade era baixa, o solo de baixa fertilidade e reverter esse quadro era uma necessidade urgente para a continuação do negócio.

Sob a batuta do então proprietário Amaury Maciel (1937-2005), em 1994 foi tomada a decisão que mudou os destinos da propriedade da água para o vinho, com a criação do Projeto AEME, para qualificar e intensificar a produção pecuária. A Missão: produzir bezerros de alta qualidade genética, que apresentem desempenho superior, rápido ganho de peso, precocidade, qualidade de carne e habilidade materna. A Meta: 200 kg de carne por hectare/ano e, até o ano de 2017, produção de 1.000 bezerros/ano ao custo máximo de US$ 1. E assim foi feito: a raça Caracu desapareceu, assim como o ciclo completo, e entrou em cena o Angus, apenas no segmento da cria. Os 1.305 hectares de pasto nativo foram transformados em 925 ha de pastagens cultivadas em sistema de rotação e 380 ha de lavouras, com cultivo de aveia e azevéns melhorados para o inverno. A produção de 123 bezerros/ano alcançou 1.050 bezerros em 2018.

Antiga criação da raça Caracu

No meio do caminho, porém, em 2012, a produção ainda estava longe de atingir a meta estabelecida. Foi quando o atual proprietário, Amaury Magalhães Maciel Filho, sentiu necessidade de recorrer a uma assistência técnica mais efetiva, além do auxílio de veterinário e agrônomo, para dar novo impulso ao Grupo AEME, do qual também fazem parte Rita de Cassia (esposa), Maria Rita Maciel (filha) e Rodrigo Marchetti Jr (genro). O técnico Caciano Mafioletti, da Cooperideal, passou então a dar consultoria à propriedade. Começou pelo levantamento dos dados e situação da fazenda, análise de solo e recomendação de adubação, planejamento e recomendação de espécies forrageiras adaptadas ao clima, solo e manejo, além de todo o planejamento estratégico e financeiro para execução ao longo do primeiro ano de trabalho. Os resultados não demoraram a aparecer, e, com a melhoria das pastagens e adoção do sistema rotacionado, em 2017 a meta dos mil bezerros/ano foi alcançada. O rebanho da Fazenda das Marrecas hoje é composto de 1.300 vacas, 350 novilhas e 50 touros. Utiliza-se IATF e monta natural, em torno de 50% de cada modalidade. Todos os bezerros produzidos são vendidos aos seis meses de idade.

“Caciano, em parceria com os nossos técnicos, é um dos responsáveis pelos resultados hoje obtidos e pelas novas metas estabelecidas até 2020: dobrar o resultado de 2018, atingindo 2.000 bezerros/ano e 400 kg de carne/hectare”, nas palavras do produtor (ouça o áudio abaixo).

 

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.
X