O futuro da Brachiaria começa agora

Grupo Matsuda lança sua MG19 Oásis, cultivar com as virtudes necessárias para atender as metas de produção mais ambiciosas e menor custo de manejo

Continue depois da publicidade

No fechar das cortinas de 2024, o Grupo Matsuda lança a evolução da MG5 Vitória, brachiaria sucesso de vendas e marco para a Matsuda Sementes. Trata-se da MG19 Oásis, cultivar que apresenta uma série de vantagens sobre sua predecessora, lançada em 9 de dezembro, na capital paulista.

O MG19 Oásis é resultado de mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento, liderada pelo José Alfredo Usberti Filho, engenheiro agrônomo, que compõe a equipe de pesquisadores do Grupo Matsuda.

Sua meta é superar as limitações de cultivares anteriores, incluindo a MG5 Vitória que, apesar de alta produtividade, peca em lignificação e digestibilidade.

Continue depois da publicidade

Foto: Ivaris Jr.

Segundo Alberto Takashi Tsuhako (foto), diretor técnico do Grupo Matsuda, em palestra, a nova cultivar apresenta uma série de vantagens. A brachiaria apresenta boa produção de forragem (15 a 17 t/há/ano de matéria seca), boa qualidade nutricional (9 a 12% de proteína), maciez, rebrota vigorosa, rápido crescimento, excelente adaptação a seca e boa a temperaturas amenas.

O executivo ainda salientou a estrutura de talos macios e mais digeríveis, em touceiras, sendo indicada para bovinos em fase cria, recria e engorda, tanto de corte quanto leiteiros. Proporciona fechamento de solo e pode ser cultivada em solos de média à alta fertilidade. Seu manejo é menos exigente do que da MG5 Vitória e mais eficiente no sistema rotacionado.

A MG19 Oásis proporciona fechamento de solo e pode ser cultivada em solos de média à alta fertilidade (Foto: Divulgação)

Takashi reforça ainda seu aproveitamento para pastejo direto, ensilagem e fenação. A digestibilidade é muito boa e a palatabilidade, excelente. Pelo tratamento e incrustação, apresenta ainda alta tolerância à cigarrinha. Quanto à resistência ao encharcamento, vai de média a baixa. A nova cultivar já está à venda.

Continue depois da publicidade

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Cadastre-se de gratuitamente na Newsletter DBO:


    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    clima tempo

    São Paulo - SP

    max

    Máx.

    --

    min

    Min.

    --

    017-rain

    --

    Chuva

    008-windy

    --

    Vento

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Leilões em destaque

    Continue depois da publicidade

    Newsletter

    Newsletter

    Jornal de Leilões

    Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

    Continue depois da publicidade

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

    Encontre o que você procura:

    Pular para o conteúdo