No fechar das cortinas de 2024, o Grupo Matsuda lança a evolução da MG5 Vitória, brachiaria sucesso de vendas e marco para a Matsuda Sementes. Trata-se da MG19 Oásis, cultivar que apresenta uma série de vantagens sobre sua predecessora, lançada em 9 de dezembro, na capital paulista.
O MG19 Oásis é resultado de mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento, liderada pelo José Alfredo Usberti Filho, engenheiro agrônomo, que compõe a equipe de pesquisadores do Grupo Matsuda.
Sua meta é superar as limitações de cultivares anteriores, incluindo a MG5 Vitória que, apesar de alta produtividade, peca em lignificação e digestibilidade.
Continue depois da publicidade
Segundo Alberto Takashi Tsuhako (foto), diretor técnico do Grupo Matsuda, em palestra, a nova cultivar apresenta uma série de vantagens. A brachiaria apresenta boa produção de forragem (15 a 17 t/há/ano de matéria seca), boa qualidade nutricional (9 a 12% de proteína), maciez, rebrota vigorosa, rápido crescimento, excelente adaptação a seca e boa a temperaturas amenas.
O executivo ainda salientou a estrutura de talos macios e mais digeríveis, em touceiras, sendo indicada para bovinos em fase cria, recria e engorda, tanto de corte quanto leiteiros. Proporciona fechamento de solo e pode ser cultivada em solos de média à alta fertilidade. Seu manejo é menos exigente do que da MG5 Vitória e mais eficiente no sistema rotacionado.
Takashi reforça ainda seu aproveitamento para pastejo direto, ensilagem e fenação. A digestibilidade é muito boa e a palatabilidade, excelente. Pelo tratamento e incrustação, apresenta ainda alta tolerância à cigarrinha. Quanto à resistência ao encharcamento, vai de média a baixa. A nova cultivar já está à venda.