No mercado de reposição, criadores e compradores travam batalha por preço

Elevação nos preços do boi gordo e queda nas cotações do bezerro elevam o poder de compra de recriadores e invernistas, mas os negócios seguem cadenciados

Continue depois da publicidade

Os negócios no mercado brasileiro de animais para reposição seguiram em ritmo morno ao longo desta semana, refletindo a queda de braço entre vendedores e compradores, segundo informam as consultorias que acompanham diariamente o setor pecuário.

“Embora a oferta de animais tenha aumentado nos últimos dias, os criadores estão resistentes nas negociações, já que ainda conseguem segurar os animais no pasto, à espera de pagamentos melhores”, diz a zootecnista Thayná Drugowick, analista da Scot Consultoria.


No comparativo semanal, considerando a média de todos os Estados monitorados pela Scot, entre machos e fêmeas anelorados, houve uma ligeira queda 0,6% nos preços dos animais para reposição.

Segundo a analista da Scot, a melhor oferta de fêmeas fez com que elas puxassem a pressão de baixa, recuando 0,8% na média de todos os Estados monitorados, frente à queda de 0,5% para os machos, considerando a mesma base de comparação.

Ainda de acordo com a Scot, nos últimos 30 dias, a arroba do boi gordo teve valorização de 1,2%, enquanto, no mesmo período, as referências para reposição registraram queda de 0,9% na média de todas as categorias.

“Essa conjuntura melhorou a relação de troca em 2,1% na média de todas as categorias de machos”, informa Thayná.

Para quem vende o boi gordo de 19@ e compra o bezerro de ano (12 meses de idade), a troca hoje está em 1,94, enquanto em fevereiro girava em 1,88 – uma melhora de 2,9% no poder de compra.

VEJA TAMBÉM | Rentabilidade maior na recria estimula descarte de fêmeas, avalia analista

Em linha com as informações repassadas pela Scot, a consultoria IHS Markit também registrou baixa liquidez no mercado de gado para reposição nesta semana.

Porém, diz a IHS, alguns agentes chegaram a mostrar uma participação aparentemente mais ativa nos negócios no período, sobretudo para categorias mais pesadas.

“A valorização acumulada na arroba da boiada gorda e as recentes quedas nos preços do gado jovem favorecem a relação de troca para recriadores e invernistas”, destaca a IHS.

O clima chuvoso registrado em algumas regiões brasileiras também gera estímulos para novos negócios no mercado de reposição, já que que a massa verde nos pastos se mostra bem volumosa este ano, relata a IHS.

Porém, ressalta a consultoria, as comercializações seguem cadenciadas, já que existe uma clara preocupação com os avanços nos gastos com alimentação animal neste fim da estação das águas.

Segundo a IHS, no interior paulista, categorias mais leves seguem operando com preços fragilizados, em função da fraca procura. “Há relatos de negócios com bezerros bem abaixo de R$ 2.800/cabeça no mercado paulista”, informa a IHS.

Em Minas Gerais, o mercado segue pressionado para boiada mais leve, mas com firmeza nos preços para lotes mais pesados, com mais de 10 arrobas, relata a consultoria.

No Centro-Oeste, o ambiente de negócios também é de morosidade.

Em Mato Grosso do Sul, assim como em Goiás e Mato Grosso, lotes de garrotes e novilhas mais pesados ainda possuem preferência nas negociações, chegando, inclusive, a esboçar maior firmeza nas cotações.

FIQUE POR DENTRO | Acompanhe os negócios do mercado de reposição no Jornal de Leilões

Por sua vez, com a maior disponibilidade de bezerrada, os preços da boiada jovem seguem fragilizados, observa a  IHS.

Entre os Estados da região Norte, a oferta de fêmeas segue elevada, mas a procura por novilhas para engorda deu suporte aos preços locais. Mesmo assim, o fluxo de negócios é inconsistente na região, informa a IHS.

Na praça de Tocantins, o mercado deu sinais de boa liquidez apenas para operações com prazos mais estendidos de pagamento, segundo apurou a consultoria.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo