MS: valorização da pecuária sustentável no Pantanal é debatida em encontro

Representantes ruralistas apresentaram reflexões e caminhos no segundo encontro da "Oficina Pecuária Sustentável", promovido pelo Pontes Pantaneiras

Continue depois da publicidade

Foi realizado nos dias 15 e 16 de janeiro, em Campo Grande (MS), a segunda “Oficina de Pecuária Sustentável”, como parte da coalizão Pontes Pantaneiras (www.pontespantaneiras.org.br).

A coalizão é o resultado de uma parceria entre o Ipê – Instituto de Pesquisas Ecológicas, Embrapa Pantanal, a Universidade Colégio de Londres e o Instituto Smithsoniano, com apoio do PEW Charitable Trusts.

O encontro teve como objetivo promover o diálogo entre os produtores rurais da região, por meio de palestras e dinâmicas em grupo, para discutir a valorização da pecuária pantaneira e reforçar os seus diferenciais em relação a outras áreas do país.

Continue depois da publicidade

A partir do encontro foram identificados critérios para caracterizar a sustentabilidade da atividade na região. Ainda este ano serão realizados mais dois encontros.

Ao longo de dois dias de debates e reflexões, mais de 30 produtores rurais e técnicos das regiões de Corumbá, Alto Rio Paraguai, Cáceres entre outras, identificaram caminhos importantes para o fortalecimento da pecuária sustentável.

“O evento tem como premissa a escuta e o diálogo com produtores rurais e governanças de forma que a construção seja participativa e reflita a realidade de quem vive no território”, afirma Miriam Perilli, coordenadora técnica do Pontes Pantaneiras.

VEJA TAMBÉM | Famato e ABPO se reúnem para revisar protocolo de indicação geográfica da carne do Pantanal

A troca de experiências permitiu o entendimento sobre a necessidade de caracterização e mensuração de aspectos das dimensões ambiental, social, econômica e de governança, relacionadas à sustentabilidade do Pantanal.

Continue depois da publicidade

Resultados – Os participantes chegaram a conclusões de que no quesito ambiental, as práticas tradicionais seguem um bom caminho.

Já na questão econômica, há muito espaço para melhorias na produção, mas no social é necessário que a população pantaneira enriqueça, levando dinheiro não só para os fazendeiros, mas para aqueles que estão na ponta.

“A oficina trouxe uma visão interessante dos fazendeiros que permite avançar ainda mais e qualificar as próximas etapas identificando os indicadores que conseguem comprovar esses aspectos. Com essas definições teremos um sistema convincente de avaliação e certificação e avaliar elegibilidade de políticas de incentivos. Em um próximo encontro teremos as definições para que os indicadores sejam efetivos, tenham custo acessível para implementação e que sejam fáceis de serem adotados”, afirma Walfrido Tomas, pesquisador da Embrapa Pantanal.

Alguns dos principais critérios de sustentabilidade identificados:

Taxa de lotação adequada para as particularidades das propriedades;
Manejo adequado das pastagens;
Coexistência com a fauna;
Incentivo a cultura pantaneira;
Manutenção da paisagem;
Integração da produção;
Valorização da cultura local;
Utilização racional de pastagens nativas e cultivadas;
Diversificação de fontes de renda;
Uso racional dos recursos naturais;
Consumo do que é produzido (cuidado, plantio e criação);
Manejo do capim nativo;
Gestão de acordo com a Nova Lei.

Ao final do encontro, foi realizada uma atividade final em grupo para iniciar uma análise de como é possível criar indicadores que vão ajudar neste processo.

A definição foi iniciada e será concluída na terceira e quarta edição da oficina que estão previstas para os meses de março e maio de 2024.

SAIBA MAIS | Lei do Pantanal é sancionada para garantir conservação do bioma

Participaram do encontro Aliança 5P, Sistema Famato, SENAR-MT, Sindicatos Rurais, Associação Brasileira de Pecuária Orgânica (ABPO), Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Associação dos Criadores do Pantanal, ACRIMAT, Ipê, EMBRAPA Gado de Corte e Embrapa Pantanal, Ministério Público Estadual e outros produtores rurais.

Fonte: Ascom Pontes Pantaneiras

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Cadastre-se de gratuitamente na Newsletter DBO:


    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    clima tempo

    São Paulo - SP

    max

    Máx.

    --

    min

    Min.

    --

    017-rain

    --

    Chuva

    008-windy

    --

    Vento

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Leilões em destaque

    Continue depois da publicidade

    Newsletter

    Newsletter

    Jornal de Leilões

    Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

    Continue depois da publicidade

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

    Encontre o que você procura:

    Pular para o conteúdo