Uma reportagem indicando suspeita sobre um caso atípico de vaca louca no Mato Grosso travou o mercado físico de boi gordo nesta sexta-feira, informa a Informa Economics FNP.
“Temendo repercussões negativas na demanda agregada pela carne brasileira, grandes indústrias frigoríficas optaram por sair das compras em todos o território até que se tenha melhores esclarecimentos sobre o caso”, informa a consultoria paulista.
Continue depois da publicidade
+Mapa confirma suspeita de caso atípico de Vaca Louca no MT
+Suspeita de Vaca Louca não representa riscos, afirma Indea
Notoriamente, com o recuo de grandes agentes, a liquidez diminuiu expressivamente e as negociações foram esparsas e sem grande volume de animais sendo adquiridos, observa a FNP.
Porém, os preços contaram com variações pontuais e majoritariamente negativas no dia de hoje. “É normal, para uma sexta-feira, a ocorrência de baixo fluxo negociações, sobretudo depois do fato de que muitos frigoríficos obterem êxito, nos últimos dias, em alongar suas escalas de abate para além da primeira semana de junho”, relata.
De qualquer modo, o que difere no dia de hoje das demais sextas é a preocupação com os reais desdobramentos da notícia relacionada ao caso de vaca louca.