Megacurso vem para combater o apagão de mão de obra no Brasil; ouça

A iniciativa é da GlobalGen Vet Science e pretende trabalhar a formação de gerentes, capatazes, técnicos e produtores da pecuária de corte

Continue depois da publicidade

Uma vez que 84% da população brasileira já é urbana, conforme aponta estudo realizado pelo Centro de Inteligência da Carne Bovina (CICARNE), vinculado à Embrapa Gado de Corte, o apagão de mão de obra nas fazendas pecuárias é iminente, sendo um dos dez maiores gargalos que o setor enfrentará até 2040.

Pensando nisso e no melhor aproveitamento de seus produtos, a Global Gen promoverá seu III Megacurso, evento que será realizado no Parque Agropecuário de Goiânia, Setor 2, na capital goiana, nos dias 19 e 20 de junho.


A programação envolverá desde o manejo reprodutivo até as capacidades de liderança e gestão

Segundo Gabriel Sandoval, gerente de marketing da empresa, a escassez de mão de obra já é uma realidade no Brasil, especialmente, no sistema de cria.

Foto: Divulgação

“Não há inseminador e gente especializada suficiente para conduzir os manejos necessários à inseminação artificial em tempo fixo”, alerta Sandoval.

OUÇA  o depoimento de Gabriel Sandoval

O megacurso costuma receber um público bastante eclético porque reúne tanto pessoas com boa vivência na pecuária quanto aquelas com menor instrução pedagógica. Os professores são consultores há mais de 20 anos e estão preparados para lidar com tamanha diversidade.

Confira os principais módulos:

Manejo reprodutivo – Esse módulo apresenta todas as técnicas da atividade de cria: protocolos hormonais de sincronização de cio, inseminação artificial, boas práticas de manejo com botijão de sêmen, descongelamento das doses, definição da estação de monta, seleção de touros melhoradores e boas práticas de manejo.

Manejo sanitário – O destaque será para as boas práticas de vacinação e importância de um calendário sanitário eficaz, com noções de aplicação correta de vacinas, vermífugos e controle de doenças. “Um bom exemplo é a importância das vacinas reprodutivas, muitas vezes negligenciadas pelo pecuarista”, lembra Fachin.

Manejo Nutricional – Foca o aporte nutricional da fazenda mostrando os diferentes sistemas de pastagem, noções de suplementação, balanço energético, pastejo rotacionado, dietas para cada categoria animal, formulação de suplementos, valores nutricionais das diferentes forragens e análise do escore corporal das vacas.

Bem-estar Animal – Os ensinamentos orbitarão os impactos negativos que a lida com alto grau de estresse provoca na reprodução, desempenho zootécnico e qualidade de carcaça dos animais. No megacurso, os professores fornecerão noções do comportamento bovino e técnicas de manejo racional

Genética e Cruzamento – Serão apresentados vantagens e desafios do cruzamento industrial, mostrando as raças bovinas mais indicadas para cada sistema produtivo, os benefícios da heterose, particularidades do mercado de carne de qualidade e como utilizar a régua de DEP (Diferença Esperada na Progênie) dos programas de melhoramento.

Liderança – A liderança é fundamental não somente à hierarquia, mas também à responsabilidade do cargo de gestor em si e à habilidade de transmitir confiança e respeito aos colaboradores. “Postura profissional tem uma importância crucial para que a equipe tenha engajamento, profissionalismo e responsabilidade”, pontua Sandoval.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas com Carlos Consentini (16) 99728-7560 e José Ricardo Fachin (16) 99722-9389.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo