Na tarde desta quarta-feira (3/6), foi lançado durante um webinar da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP e da China Agricultural University (CAU), o livro China-Brazil Partnership on Agriculture and Food Security.
A obra foi escrita pelo professor do Insper, Marcos Jank, um dos maiores especialistas do País sobre comércio internacional, em parceria com Pei Guo, diretor do Institute for Agricultural e-Commerce Studies, do College Of Economics and Management, da China Agricultural University (CAU) e Silvia Helena Galvão de Miranda, professora do departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq/USP e vice-coordenadora do Cepea.
Continue depois da publicidade
“ Vivi quatro anos na Ásia, fui dezenas de vezes à China e sempre tive o sonho de ajudar a escrever uma obra que analisasse as relações Brasil-China no agronegócio”, disse Jank, que estudou na Esalq, foi professor na instituição por 13 anos e hoje encerrou o seu período de um ano na Cátedra Luiz de Queiroz. Para os próximos 12 meses foi escolhido Alysson Paulinelli, ex-ministro da Agricultura.
A data para o lançamento do livro marca o aniversário de 119 anos da Esalq, uma das cinco melhores universidades do mundo no ensino das ciências agrárias. A obra apresentada, e escrita na língua inglesa, possui 428 páginas divididas em 12 capítulos. Os 24 autores fazem um amplo retrato das trocas comerciais entre o Brasil e a China e como elas se estruturaram a partir do início dos anos 1970. Nessa época os países reataram relações diplomáticas, chegando aos dias atuais com uma robusta agenda comercial. No ano passado, o Brasil vendeu para a China produtos do agronegócio no valor de US$ 31 bilhões, equivalentes a 32% das vendas externas do setor e quase 14% das exportações totais de produtos e serviços brasileiros.
Além disso, o livro analisa “cases” de sucesso do agronegócio de cada país e apresenta reflexões conjuntas dos scholars sobre temas-chave da relação bilateral no agronegócio, como comércio, investimentos, infraestrutura, inovação e sustentabilidade. Entre eles estão prefácios de Roberto Rodrigues (Professor do Centro de Agronegócios da Fundação Getulio Vargas, Primeiro titular da cadeira Luiz de Queiroz, Ex-Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil) e Shenggen Fan (Chair Professor, China Agricultural University (CAU) Former Director General, International Food Policy Research Institute -IFPRI).
Para os interessados, o livro pode ser acessado gratuitamente em www.esalq.usp.br/biblioteca/portais-de-pesquisa/livros-abertos-da-esalq
Continue depois da publicidade