A Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), apresentou nesta quinta-feira (23) uma nova ferramenta para apoiar o cenário das exportações de produtos do agro brasileiro.
Trata-se do AgroInsight, iniciativa criada para identificar oportunidades de negócios e fortalecer a posição do Brasil como protagonista no mercado internacional de produtos agropecuários.
Apresentada pelo secretário Luís Rua, a ferramenta está alinhada às diretrizes do ministro Carlos Fávaro, que tem intensificado os esforços para ampliar a promoção comercial e explorar os mais de 300 mercados abertos nos últimos dois anos.
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Com uma abordagem inovadora, o AgroInsight disponibilizará 912 relatórios estratégicos ao longo de 2025, 76 a cada mês, elaborados pelos adidos agrícolas lotados no exterior. Os documentos estão divididos igualmente entre produtos de origem animal (38) e vegetal (38) e incluem, no mínimo, duas oportunidades de negócios específicas para cada mercado-alvo.
Inicialmente os relatórios serão disponibilizados para todas as associações setoriais do agro.
A ferramenta serve como um elo entre produtores e exportadores brasileiros e as demandas internacionais, facilitando o acesso a informações relevantes sobre consumo, regulamentações e tendências globais.
A iniciativa se soma a outros relevantes documentos elaborados pelo Mapa, pelas embaixadas brasileiras, o MRE, o MDIC e a ApexBrasil, em um esforço do Governo Brasileiro em criar o interesse dos exportadores para avançar ainda mais nos mercados internacionais.
De acordo com o ministro Carlos Fávaro, o AgroInsight reforça a parceria entre o setor público e privado, garantindo maior eficiência e competitividade para o agronegócio nacional. “O AgroInsight não é apenas uma ferramenta, é um compilado de oportunidades na integração do Brasil com o mercado global. Ele demonstra o compromisso do Mapa em impulsionar o setor agropecuário exportador, fomentando inovação, sustentabilidade e oportunidades para os produtores brasileiros”.
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O secretário Luís Rua destaca que “as informações apresentadas vão em linha com a necessidade de apoiarmos cada vez mais o setor produtivo com informações de qualidade para a tomada de decisões e reforça o papel estratégico dos adidos agrícolas para o avanço do comércio internacional do agro brasileiro”.