Mais conhecido por sua carreira automobilística na Stock Car, onde competiu por 20 anos, morreu no dia de ontem, 24 de maio, Alexandre Funari Negrão, em sua cidade natal, Campinas (SP). Ele lutava contra um câncer. Xandy se destacava como um dos homens mais ricos do Brasil e, além de pecuarista, era empresário industrial.
Em 1995 começou suas atividades na bovinocultura de corte pela Fazenda Conforto, em Nova Crixás (GO). Trata-se de um notável projeto de criação intensiva, destacando-se por escala e qualidade. É considerado como o maior confinamento do Brasil.
Continue depois da publicidade
Com capacidade de engorda para 150 mil reses, a área total da Conforto é de 12.042 hectares, conta com 1.083 hectares de área irrigada, 4.430 hectares de área modulada, um confinamento com capacidade estática de 30,3 mil animais, além de manter preservada seus 2.408 hectares de Reserva Legal.
Pecuária tecnológica – No total, a fazenda trabalha com mais de 70 mil cabeças, contando as em fase de recria. Os bezerros saem da desmama e seguem direto para as áreas de pastagens de qualidade da fazenda, piquetes bem dimensionados e adubados.
Os bovinos em recria são levemente suplementados, incrementando seu desenvolvimento. Para suplementação no pasto e dieta no confinamento, a Conforto dispõe de uma fábrica de ração produzindo alimento floculado, o que aumenta a capacidade de conversão alimentar.
A propriedade realiza a engorda no cocho ao longo de todo o ano, ou seja, na seca e nas águas. Para isso investiu na estrutura colocando cobertura em toda as áreas de cocho do confinamento. Os currais estão equipados com sistema de aspersão para evitar a formação de poeira, permitindo maior conforto e bem-estar animal.
Continue depois da publicidade
A Fazenda Conforto possui certificação do Governo Brasileiro para exportar carne para a União Europeia, graças a excelência alcançada em todos os requisitos do SISBOV (Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos).
Empresário de visão – Atento às oportunidades de mercado, atualmente Xandy Negrão comandava a Aeris Energy, empresa fabricante de pás eólicas, geradoras de energia limpa, no Estado do Ceará. No passado, fundou a Medley, laboratório de medicamentos genéricos vendida em 2009 para a gigante Sanofi.
Enquanto piloto da Stock Car, Xandy Negrão fez história, conquistando quatro vice-campeonatos (1995, 1996, 1997, 1999), 21 vitórias, 23 poles positions e 59 pódios. Ele disputou 108 corridas e se aposentou da modalidade em 2002. Seu filho, Xandinho Negrão, seguiu seus passos e, hoje, compete na modalidade.
Nesta quinta-feira (25), ocorre a despedida com cerimônia limitada à família. O corpo do empresário e ex-piloto será cremado no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, na região dos Amarais, em Campinas (SP).
LEIA TAMBÉM
Revista DBO | Fazenda Conforto faz recria sob pivô
Especial Confinamento | Os top 20 da engorda a cocho no Brasil