A pecuária paranaense perde um de seus empreendedores mais ilustres. Morreu nessa quarta-feira, dia 11 de outubro, José Alfredo Silveira Bovo, pecuarista tecnificado da região de Umuarama (PR), muito conhecido por sua simplicidade e força de trabalho.
A própria Sociedade Rural de Umuarama, entidade onde ocupava cargo de diretor, emitiu nota da ocorrência. Contudo, esse associado com três propriedades em Alto Paraíso – Fazendas 3 Minas, Guaraúna e Perdigão II – fizeram história em todo o Estado.
Principalmente depois da chegada do filho Elton Zafanelli Silveira na lida, o negócio de família ganhou novo norte, por meio de novas tecnologias e rumos modernos à atividade. O trabalho na pecuária foi destaque na edição de outubro de 2020 da Revista DBO (leia aqui).
Continue depois da publicidade
Entre outros feitos, os Silveira ganharam o Prêmio Orgulho da Terra, honraria concedida pelo Grupo RIC, IDR-Paraná, Iapar, Emater e Sistema Ocepar, em 2021.
“José Alfredo, produtor e gestor experiente, priorizou melhorias contínuas nos resultados por meio de eficiência no manejo de pastagens, genética, confinamento e produção de volumosos. Teve papel importante na estruturação de associações e cooperativas de produtores de carne de qualidade, hoje em destaque no Paraná”, conforme depoimento de Luciano Araújo, gerente de Contas da Terra Desenvolvimento Agropecuário.
O pecuarista, já viúvo, deixou dois filhos. Além de Elton, Franciele; além de quatro netos e um bisneto. As causas da morte não foram divulgadas. O velório acontecia até as 17 horas de hoje, na cidade de Umuarama.