Faleceu na madrugada desta sexta-feira, 1º de março, o pecuarista e empresário Benedito Mutran Filho, em decorrência de uma queda do prédio onde morava, o edifício Diamond Tower, localizado no bairro da Campina, em Belém, capital paraense.
Conhecido como Bené Mutran, era um dos principais bovinocultores do Estado, onde chegou a ser conhecido como o “Rei do Gado do Pará”. Chegou a trabalhar com mais de 100 mil cabeças, em um grupo de propriedades, especialmente na Fazenda Cedro.
Também era reconhecido em todo o país e no exterior pela seleção da Nelore, na Fazenda Cedro, conquistando o bicampeonato do Ranking Nacional da raça. Além disso, Bené revelou raçadores como Edhank, Hock, Champion, Jyrban e Mug. Chegou a trabalhar com 10 mil fêmeas POs.
Continue depois da publicidade
Sua trajetória como selecionador foi marcada por grandes conquistas e ainda grandes investimentos em leilões, o que tornava a base de seu plantel das mais importantes de sua época. Além disso, obteve destaque também na produção e beneficiamento de castanhas, onde tudo começou.
Nesse ramo deu sequência ao legado do pai, Benedito Mutran. Ao seu lado, Bené, aos 24 anos, em 1966, fundou a Benedito Mutran & Cia., beneficiadora e exportadora, fazendo a castanha do Pará chegar aos EUA, Inglaterra, Alemanha, Austrália, Nova Zelândia, Holanda, entre outros.
Por mais de 20 anos, o médico veterinário Maurício Acatauassu Teixeira trabalhou com Bené na Fazenda Cedro. A parceria rompeu fronteiras brasileiras e foi parar no exterior, principalmente na América do Sul. Ao longo do tempo, o relacionamento se tornou uma forte amizade.
OUÇA o depoimento de Maurício Teixeira
ABCZ perde um dos seus grandes militantes – A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu lamenta morte do pecuarista, em nota, ressaltando que “com amor, dedicação e trabalho, ele transformou a seleção da Fazenda Cedro em sucesso no Brasil e no exterior”.
Continue depois da publicidade
Bené Mutran era filiado à ABCZ desde 1983. Foi membro do Conselho Consultivo da entidade, pelo estado do Pará, em três gestões: 1998/2001, 2004/2007 e 2007/2010. Em 2004, foi agraciado com o Mérito ABCZ, uma das mais importantes e tradicionais homenagens da pecuária nacional.
Bené Mutran deixa a esposa Cláudia e três filhos, Benezinho, Rodrigo e Isabela. Benezinho, aliás, lhe deu duas netas. Informações sobre velório e sepultamento ainda não foram divulgadas.