KPTL amplia portfólio de agtechs com Ecotrace

Startup utiliza tecnologia Blockchain em conjunto com Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT), integrando sistemas para garantir a rastreabilidade na cadeia da carne bovina

Continue depois da publicidade

A KPTL, uma das principais gestoras de venture capital do Brasil, acaba de anunciar que a Ecotrace, startup especializada em rastreabilidade com sistema baseado na tecnologia Blockchain, é a sua mais nova investida. Assim, a KPTL chega a 9 agtechs em seu portfólio.

O montante investido nessa rodada é de R$ 3 milhões e os recursos do aporte são do Fundo Criatec 3, que tem entre os principais cotistas o BNDES e bancos de desenvolvimento regional e agências de fomento à inovação. Entre 2019 e o início deste ano, a Ecotrace captou um total de R$ 5 milhões.


Gado na “ilha de tecnologia” da Fazenda São Luiz, em Paragominas, PA: “alta produtividade”

A empresa iniciou sua atuação no mercado de carne bovina e logo expandiu para o mercado de aves e algodão. Entre seus principais clientes estão as maiores empresas de proteína animal do Brasil, entre elas JBS, Minerva e Frigol, que aumentam a transparência de suas cadeias de produção com o sistema da Ecotrace. Atualmente, a empresa também vem atuando em um projeto na cadeia do algodão juntamente com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão.

Para Flavio Redi, CEO da Ecotrace, com sede em Vinhedo (SP), a nova rodada valida a trajetória da agtech até aqui. “Adaptação e olhar para as oportunidades foram os fatores mais importantes para colher resultados positivos. A consolidação de grandes contratos em um período de pandemia, e o fechamento de um investimento desse montante, só valida que estamos no caminho certo.”

Flavio Redi, CEO da Ecotrace. Foto: divulgação

De acordo com Redi, esse foi o terceiro aporte, dos quais dois foram investimentos-anjo. “Fizemos toda a prova de conceito, demonstramos que o mercado está interessado em nossa plataforma e agora estamos com o caixa abastecido em condições de melhorar nossas ferramentas e escalar rapidamente o projeto. Uma empresa com três anos de vida e já no terceiro aporte indica o potencial que temos pela frente”,  acredita Redi.

Da forma como foi estruturada pela empresa, a tecnologia Blockchain para a rastreabilidade pode ser utilizada em diversos setores sem necessidade de grandes alterações na tecnologia que integra soluções como Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) e Inteligência Artificial, que possibilita coletar informações com a menor margem de erro possível. A Ecotrace criou uma plataforma que possibilita digitalizar a rastreabilidade. Assim, consegue prover e consultar informações mais rápido. 

De acordo com Renato Ramalho, CEO da KPTL, o que chamou a atenção da gestora foi a complexidade da solução e velocidade de tração da startup. “A Ecotrace tem uma mistura de aspectos sedutores para quem investe em inovação e tecnologia no Agro. De um lado, um empreendedor maduro e profundo conhecedor do setor por mais de 12 anos. De outro, resultados expressivos em apenas 3 anos de vida”, resume Ramalho. A KPTL, que hoje tem cerca de 60 empresas em seu portfólio, além do agronegócio atua com startups dos setores da saúde, Financeiro, Energia, Ciências da Vida, IoT, entre outros. Fonte: Ascom

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo